Guerra na Europa

Mais de 400 corpos de civis são encontrados na região de Kiev; Zelensky acusa Rússia de genocídio

Rússia nega ter matado civis na cidade de Bucha e diz que imagens de corpos nas ruas foram produzidas pelo governo ucraniano e pela mídia ocidental

Por  ANSA Brasil -

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de cometer genocídio no país para “exterminar toda a nação”. A declaração foi dada após 410 de corpos serem encontrados em Bucha, cidade na região de Kiev que estava sitiada pelos russos e foi recuperada pelas forças ucranianas.

“Isto é genocídio. A eliminação de toda nação e do povo”, afirmou Zelensky em entrevista ao canal de televisão americano CBS no domingo (3). “Somos os cidadãos da Ucrânia. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Isso é a destruição e extermínio de todas essas nacionalidades”.

A ONU afirmou que “os corpos encontrados em Bucha levantam sérias questões sobre possíveis crimes de guerra”.  No mesmo dia, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, alertou que as tropas russas não estão em uma retirada real da região. “Eles ainda têm a capacidade de causar morte e destruição em massa, incluindo lugares como Kiev, com bombardeios aéreos e de mísseis”, disse à NBC.

Leia também:

O Ministério da Defesa da Rússia rejeitou acusação de assassinato de civis em Bucha. Segundo a agência de notícias Tass, o governo russo classificou as fotos e vídeos de corpos nas ruas como “falsos” e alegou que as imagens foram produzidas pelo governo ucraniano e pela mídia ocidental. Disse também que a cidade foi bombardeada pelos ucranianos quando ainda era controlada pelos russos.

Vladimir Medinsky, representante russo nas negociações com a Ucrânia, disse que as conversas de paz ainda não avançaram o suficiente para a realização de uma reunião entre os presidente dos dois países. “O esboço do acordo não está pronto para ser submetido a uma reunião”.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe