Livro Bege nos EUA, prévia operacional da Vale (VALE3) e balanços de Netflix e Usiminas (USIM5): o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Mitchel Diniz

(Divulgação)

Publicidade

A Bolsa volta de um feriado prolongado para uma outra semana mais curta. A B3 não funciona na quinta-feira (21), dia da Inconfidência Mineira, mas reabre na sexta-feira. De qualquer forma, por conta da “semana quebrada”, com possíveis emendas, os próximos dias prometem ser de liquidez mais baixa. A agenda de indicadores também está mais fraca, porém reserva eventos importantes.

O destaque é o Livro Bege, relatório sobre as condições econômicas dos distritos do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos. O documento será divulgado na quarta-feira (20), véspera de feriado aqui no Brasil, e pode dar alguma sinalização sobre os próximos passos da autoridade monetária americana em relação aos juros.

A semana passada foi marcada pelos principais índices de preços nos EUA e, nos próximos dias, outros países também vão divulgar seus dados de inflação. Na agenda, tem o índice de preços ao produtor na Alemanha (na quarta), e ao consumidor na Zona do Euro e no Japão (ambos na quinta-feira, 21).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na parte de indicadores da atividade econômica, o destaque o Produto Interno Bruto (PIB) da China no primeiro trimestre. O dado está previsto para ser divulgado na noite deste domingo. Na terça-feira, saem os números de produção industrial e balança comercial do Japão. Na quarta, saem esses dois mesmos indicadores, referentes à Zona do Euro. Na sexta, serão divulgadas as vendas no varejo do Reino Unido.

Agenda corporativa é destaque no Brasil

Por aqui, começa a temporada de resultados referentes ao primeiro trimestre de 2022. A primeira a reportar balanço será a Usiminas (USIM5): os números devem sair na quarta-feira (20), antes da abertura do mercado, e a teleconferência com os executivos da companhias está agendada para o mesmo dia.

Enquanto isso, outras empresas esquentam os motores divulgando suas prévias operacionais. Destaque para os números de produção de minério de ferro, pelotas e níquel da Vale (VALE3), previstos para a terça-feira, um dia agitado no calendário corporativo. Neste mesmo dia saem as prévias de Assaí (ASAI3) e GPA (PCAR3) e será realizada a assembleia geral da Braskem (BRKM5), para deliberar sobre a formação do conselho da companhia.

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, a temporada de balanços entra na segunda semana e logo na segunda-feira saem os resultados do Bank of America. Os números mais aguardados são os da Netflix, que divulga balanço na terça-feira, e os da Tesla, na quarta-feira.

Confira o calendário de balanços corporativos nos EUA previstos para esta semana:

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados