Latino-americanos apostam em stablecoins lastreadas em dólar para fugir da inflação

O cenário na região foi retratado em um novo estudo da Paxos, empresa de infraestrutura de blockchain baseada em Nova York

CoinDesk

Publicidade

Para fugir de suas próprias moedas locais, inseguras e desvalorizadas pela inflação, os latino-americanos estão apostando cada vez mais em stablecoins lastreadas em dólar.

Esse foi o cenário retratado em um novo estudo divulgado nesta terça-feira (13) pela Paxos, empresa de infraestrutura de blockchain baseada em Nova York (EUA).

Uma stablecoin é um tipo especial de criptoativo com valor lastreado em algum ativo do mercado financeiro tradicional, como moedas fiduciárias e ouro. A pesquisa não mencionou quais stablecoins pareadas em dólar as pessoas estão usando mais.

Continua depois da publicidade

“Os consumidores na América Latina sofreram com a desvalorização de suas moedas e controles de capital por um longo tempo, então eles foram rápidos em entender as vantagens das criptomoedas e adotá-la”, disse Wences Casares, CEO do Xapo Bank, com sede em Gibraltar, no relatório.

O estudo também citou dados da Mastercard, revelando que mais de 33% dos consumidores latino-americanos usaram stablecoins para compras diárias.

A América Latina está enfrentando a maior inflação do mundo – em torno de 12% – e o dólar tem sido usado como uma ferramenta para combater os desafios inflacionários locais.

Continua depois da publicidade

Em meio a esse cenário, a região viu um ritmo de crescimento mais rápido de criptomoedas em 2021. No ano passado, os latino-americanos adquiriram mais US$ 60 milhões em criptos.

No Brasil, cerca de 40% dos adultos têm algum Bitcoin (BTC) ou outra altcoin (qualquer cripto diferente do BTC), de acordo com um relatório da exchange de criptomoedas Gemini.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil