Publicidade
SÃO PAULO – O governo da Irlanda anunciou na última quarta-feira (9) uma redução de gastos de € 6 bilhões nos próximos dois anos, para enfrentar a mais severa recessão que o país já sofreu em sua história moderna.
O pacote inclui cortes no pagamento do setor público, incluindo reduções respectivas de 15% e 20% nos salários dos ministros e do primeiro-ministro. Além disso, o governo prevê diminuição dos benefícios sociais para desempregados e a inclusão de novos impostos sobre propriedade e carbono.
“Mais sofrimento”
O ministro de Finanças, Brian Lenihan, admitiu que ainda haverá “mais sofrimento” para acalmar os investidores e assegurar que o país pagará suas contas. No entanto, afirmou que a Irlanda irá “reconstruir a confiança da nação e a reputação externa”.
Lenihan disse também que a economia voltará a crescer já nos próximos seis meses e prevê declínio de 1,25% no PIB (Produto Interno Bruto) na média em 2010, após um recuo de 7,5% neste ano. “Estamos no rumo da recuperação econômica”.