IPCA e inflação nos EUA, serviços, varejo e resultados dos “bancões”: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Mitchel Diniz

Publicidade

Depois de uma semana agitada pelas repercussões da eleição presidencial no Brasil, as atenções se voltam aos próximos passos da equipe de transição do governo Lula e também para um outro pleito, desta vez nos Estados Unidos. As eleições legislativas, que ocorrerão na terça-feira (8), mudam a composição da Câmara e um terço do Senado americano.

Atualmente há um equilíbrio no número de democratas e republicanos entre os senadores, mas isso pode mudar com o resultado das urnas. As pesquisas apontam  disputa acirrada. A eleição vai ser decisiva para que o presidente Joe Biden consiga concretizar seus planos.

A semana nos EUA também vai ser marcada por novos dados de inflação e discursos de dirigentes do Federal Reserve, na semana seguinte à decisão do BC americano que elevou os juros do país em 75 pontos-base. Os presidentes distritais Loretta Mester, Susan Collins e Thomas Barkin discursam já no final da tarde de segunda-feira (7).

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, sai o aguardado índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), referente ao mês de outubro. O consenso Refinitiv aponta para uma alta mensal de 0,7% e uma variação anual de 8%.

Na sexta-feira (11), feriado do Dia dos Veteranos, os bancos estarão fechados e as negociações com títulos públicos serão interrompidas. As Bolsas em Wall Street, contudo, vão operar normalmente.

Por aqui, o principal destaque da agenda de indicadores é a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) referente a outubro. O número será divulgado na quinta-feira (10) e o consenso Refinitiv prevê variação mensal positiva de 0,47%, interrompendo uma sequência de três meses seguidos de deflação.

Continua depois da publicidade

“A leitura vai continuar mostrando queda nos preços da gasolina, por conta do corte de preços pela Petrobras em setembro, assim como leituras negativas em eletricidade e serviços de telecomunicação, com efeito da redução de impostos. Mas haverá alguma pressão de alimentação doméstica, especialmente in natura“, diz análise do Itaú, assinada pelo economista Mario Mesquita.

“O IPCA de outubro deverá encerrar os meses de deflação e mostrar alta de 0,5%, pressionado pelos preços de alimentos e pela menor queda dos combustíveis”, diz análise do Bradesco.

Um dia antes do IPCA, na quarta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará as vendas no varejo em setembro. E na sexta-feira (11) sai a pesquisa mensal de serviços (PMS).

Continua depois da publicidade

“Considerando as vendas no varejo, esperamos que o núcleo do índice se mantenha estável na margem e o índice amplo, que inclui veículos e material de construção, avance 0,1% na comparação mensal”, diz o Itaú. O banco destaca que há uma instabilidade significativa nos ajustes sazonais da venda do varejo, especialmente no índice amplo, por isso é importante observar a variação anual – o Itaú prevê queda de 1% para o varejo em setembro, nessa base de comparação.

“No setor de serviços, antecipamos uma alta de 0,3% na comparação mensal (e de 8,1% na anual), com o componente de serviços às famílias crescendo 0,1% na comparação mensal e 16% na anual – o que é  muito importante para o nosso monitoramento do PIB”, diz o relatório de Mesquita.

Para o Bradesco, por sua vez, as pesquisas de comércio e serviços da semana devem apontar para uma desaceleração do consumo das famílias.

Continua depois da publicidade

Temporada de resultados: destaque para bancos e varejistas

A temporada de balanços das empresas americanas chega em sua reta final, com os resultados da Disney previstos para terça-feira. Mas aqui no Brasil, o calendário de resultados chega em seu ponto mais alto. É a semana em que os “bancões” divulgam seus números, assim como varejistas de relevância na Bolsa e empresas do setor aéreo.

Confira abaixo a programação da semana e o calendário de divulgações aqui.

Segunda-feira

Continua depois da publicidade

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados