Publicidade
SÃO PAULO – O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) referente ao primeiro decêndio de fevereiro apontou inflação de 0,98%, após registrar variação positiva de 0,27% no mesmo período de janeiro.
Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Segundo os números do último relatório Focus do Banco Central, o mercado prevê alta de 0,40% para o resultado mensal.
Preços ao Atacado
Dentre os três segmentos que compõem o indicador, o IPA (Índice de Preços ao Atacado) apontou inflação de 1,16%, impulsionando o resultado do índice cheio. No mesmo período do mês anterior, o componente havia reportado variação positiva de 0,25%.
| Grupo | 1° decêndio de janeiro/2010 (em %) |
1º decêndio de fevereiro/2010 (em %) |
Variação (em pontos percentuais) |
| IPA | +0,25 | +1,16 | +0,91 |
| IPC | +0,40 | +0,75 | +0,35 |
| INCC | +0,07 | +0,41 | +0,34 |
| IGP-M | +0,27 | +0,98 | +0,71 |
Fonte: FGV
Metodologia de cálculo do IGP-M
O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.
Ele é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC – peso de 10%).