Abertura

Ibovespa Futuro sobe antes de dado de emprego dos EUA; juros avançam com IPCA

Pré-market aponta dia de ganhos na Bolsa, em meio a expectativas por números da maior economia do mundo

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta sexta-feira (10) com os investidores ansiosos pelo Relatório de Emprego dos Estados Unidos, que sai às 10h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que os EUA tenham criado 160 mil novas vagas em dezembro, menos que as 266 mil de novembro, portanto.

Por aqui, a retração da produção industrial em novembro veio pior que o esperado ontem, mas a inflação acima do esperado hoje desarma as expectativas de que o ciclo de cortes de juros promovido pelo Banco Central possa continuar.

Divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu para 1,15% em dezembro, acima da expectativa mediana dos economistas compilada no consenso Bloomberg, que apontava para um avanço de 1,08%. No ano, o IPCA subiu 4,31%, levemente acima do centro da meta do Conselho Monetária Nacional (CMN) de 4,25%.

PUBLICIDADE

Às 9h10 o contrato futuro do Ibovespa com vencimento em fevereiro sobe 0,4% a 116.825 pontos, enquanto o dólar futuro com o mesmo vencimento tinha queda de 0,39% a R$ 4,083.

No mercado de juros futuros o DI para janeiro de 2022 subia três pontos-base a 5,14%, o DI para janeiro de 2023 avançava um ponto a 5,67% e o DI para janeiro de 2025 tinha perdas de dois pontos-base a 6,35%.

Apesar das informações de que pode ter sido o Irã quem derrubou o avião ucraniano na última quarta, deixando 176 mortos, o ambiente geopolítico está mais tranquilo desde que o presidente americano, Donald Trump, resolveu responder com sanções e não com uma escalada militar o bombardeio iraniano a duas bases do Iraque na qual atuavam soldados americanos.

Trump disse que o Irã está se acalmando e descartou uma guerra. Com isso, o conflito no Oriente Médio sai do radar e volta a impactar os mercados a expectativa pela assinatura do acordo comercial entre EUA e China, esperado para o dia 15, mas que pode sofrer atrasos no cronograma.

Noticiário corporativo 

A operadora de saúde Notre Dame Intermédica, da capital paulista, informou ontem que recomprará 458,3 milhões de ações ordinárias que estão no mercado. A compra irá até julho deste ano e a empresa escolheu a corretora do Citigroup Brasil para fazer a operação.

Já o banco digital Inter comunicou ontem seus resultados ao mercado e informou que atingiu 4,1 milhão de clientes, uma expansão de 180% na base em comparação a 2018.

PUBLICIDADE

A Camil, por sua vez encerrou o terceiro trimestre de seu ano fiscal 2019, encerrado em 30 de novembro, com um lucro líquido de R$ 66,1 milhões. Na comparação com o lucro líquido ajustado de igual período de 2018 (que exclui o efeito de receitas e despesas não recorrentes), a baixa foi de 7,9%.

Invista contando com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta gratuita na XP.