Ibovespa Futuro segue otimismo externo e opera em alta, com atenção a resultados nos EUA

Investidores globais aguardam ainda pela produção industrial de setembro e o índice de confiança do construtor de outubro nos EUA

Felipe Moreira

B3 (Germano Lüders/InfoMoney)

Publicidade

Depois do índice a vista interromper uma sequência de cinco quedas na véspera, o Ibovespa Futuro abriu em alta nesta terça-feira (18), acompanhando o desempenho positivo dos mercados internacionais. Às 9h22 (horário de Brasília), o contrato para dezembro subia 0,95%, aos 117.005 pontos.

Em Wall Street, os índices futuros sobem em dia de balanços do Goldman Sachs (que superou as projeções), Johnson & Johnson, Netflix (após o fechamento do mercado), entre outros, que dão força para a continuidade do movimento de recuperação registrado na sessão passada.

Na agenda econômica, atenção ainda para os dados de produção industrial de setembro e o índice de confiança do construtor de outubro nos EUA.

Continua depois da publicidade

O Dow Jones Futuro sobe 1,62%, S&P Futuro ganha 1,84% e Nasdaq Futuro tem valorização de 2,04%.

No câmbio, o dólar comercial tinha queda de 0,67%, cotado a R$ 5,267 na compra e na venda, após cair 0,37% na véspera. Já o dólar futuro para outubro tinha baixa de 0,37%, a R$ 5,278.

A maioria dos contratos de juros futuros operam em baixa após nova deflação registrada pelo IGP-10. O índice caiu 1,04% em outubro ante setembro, terceira deflação seguida.

Continua depois da publicidade

O DIF23 (janeiro para 2023), 0,00 pp, a 13,68%; DIF25, -0,01 pp a 11,63%; DIF27, -0,01 pp, a 11,48%; e DIF29, 0,00 pp, a 11,63%.

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam em alta em sua maioria, com exceção de Shanghai, acompanhando o desempenho positivo registrado nos mercados americanos na véspera.

A China decidiu adiar a divulgação de vários indicadores econômicos, enquanto lideranças do gigante asiático se reúnem no 20º Congresso do Partido Comunista.

Continua depois da publicidade

Com relação ao câmbio, o iene, do Japão, tocou 149,08 em relação ao dólar e foi negociado pela última vez perto de 149.

Já o contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Dalian, China, para janeiro de 2023, teve leve queda, já que a maior produção do ingrediente siderúrgico da mineradora Vale no terceiro trimestre aumentou a pressão sobre os preços já deprimidos. Outra grande mineradora Rio Tinto registrou maiores embarques de minério de ferro no último trimestre em comparação com os três meses anteriores.

Europa

Os mercados europeus também sobem ainda repercutindo os impactados das mudanças fiscais do Reino Unido promovidas na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Jeremy Hunt, novo ministro de Finanças do Reino Unido, anunciou ontem (17) a reversão de quase todas as medidas fiscais previstas no Plano de Crescimento, chamado de mini-orçamento – e que ainda não tinham passado pelo crivo dos legisladores no Parlamento.

Em indicadores, o índice de expectativas econômicas da Alemanha aumentou 2,7 pontos em outubro, para um patamar de -59,7 pontos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pelo instituto alemão ZEW. No entanto, a avaliação da situação econômica atual no país voltou a cair e atualmente está em -72,2 pontos, 11,7 pontos abaixo do mês anterior.