Ibovespa cede à pressão do exterior e fecha abaixo dos 112 mil pontos; dólar tem menor cotação em cinco meses

Temores fiscais voltam ao radar do investidor com PECs que pretendem reduzir preço de combustíveis

Equipe InfoMoney

B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney)

Publicidade

O Ibovespa operou entre perdas e ganhos, com o cenário fiscal no radar e notícias de que a PEC dos combustíveis obteve número de assinaturas necessárias para tramitar. Ao final da sessão, o índice sofreu pressão vinda do exterior e fechou no terreno negativo.

Hoje, o Ibovespa fechou em baixa de 0,22%, aos 111.996 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 25,4 bilhões.

No destaque positivo, ações ligadas ao minério de ferro, como Vale (VALE3) (+2,26%); Usiminas (USIM5) [+3,25%]; CSN (CSNA3)[+2,89%] após alta do minério de ferro com o retorno do feriado de Ano Novo Lunar na China.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Juan Espinhel, especialista em investimentos da Consultoria Invest, explica que alta do minério está ligada a sinalização de que o governo chinês vai voltar a estimular a economia, derrubando um pouco a taxa de juros do país e incentivando a produção de aço.

No destaque negativo, ações da Petrobras (PETR4;PETR3) encerraram o pregão em queda com a baixa dos preços do petróleo no exterior. Hapvida (HAPV3) e NotreDame (GNDI3) foram as maiores quedas do índice, após anunciarem os números da sinergia entre as empresas. que vão combinar ações ainda esta semana.

Os investidores seguem atentos a divulgação de resultados de bancos, ata do Copom, dados de inflação e IBC-Br ao longo da semana.

Continua depois da publicidade

O dólar comercial reverteu a tendência de alta, recuando 1,26%, cotado a R$ 5,254, menor cotação desde setembro do ano passado. A moeda americana segue pressionada pela entrada de capital estrangeiro, que também impacta na curva de juros.

Os DI’s futuros cederam novamente: DIF23, estável, a 11,98%; DIF25, -0,06 pp, a 11,02%; DIF27, -08 pp, a 11,14%; DIF29, -0,06 pp, a 11,38%

Presidente do BCE vê incerteza na inflação e alta por mais tempo que o esperado

Em Nova York, a maioria das Bolsas fechou em baixa, com destaque para Nasdaq, que reverteu parte da alta de 1,58% na véspera, fechando em baixa de 0,58%, aos 14.015 pontos.

O S&P 500 fechou em queda de 0,37%, aos 4.483 pontos, enquanto o Dow Jones fechou em estável aos 35.090 pontos.

Para Espinhel, o movimento reflete o mercado digerindo os últimos dados do Payroll acima do esperado, o que reforça ainda mais a perspectiva de alta de juros pelo Banco Central dos Estados Unidos.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.