Índice Bovespa IBOV

Invista com taxa Zero

Sigla:

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3. Ele reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Criado em 1968, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.

Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira teórica de ativos. É composto pelas ações e units (misto de ações ordinárias e preferenciais) de companhias listadas na B3 que atendem a determinados critérios. Os papéis que compõem o Ibovespa correspondem a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado brasileiro de capitais.

O índice é calculado em tempo real. Considera-se instantaneamente os preços de todos os negócios efetuados no mercado à vista com as ações componentes de sua carteira (lote padrão).

Entre as ações e units listadas, não há ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial. Também são excluídas ações em regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem.