Lançamento

Guru do anonimato digital aposta em nova criptomoeda

O criador da moeda acredita que conseguiu reinventar o conceito de criptomoedas, consertando problemas fundamentais da tecnologia 

Por  Equipe CryptoMoney -

Segundo o site Coindesk, um dos fundadores do movimento Cypherpunk e do sistema de pagamentos digitais eCash com mais de 30 anos de experiência em criptografia e pagamentos, David Chaum, lançou uma nova criptomoeda chamada Elixxir.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

O criador da moeda acredita que conseguiu reinventar o conceito de Criptomoedas, consertando problemas fundamentais da tecnologia como velocidade, privacidade, escala e certa resiliência contra desastres futuros. Além disso, acredita que a nova tecnologia fará da blockchain um assunto mainstream.

O veterano da criptografia afere ter realizado duas mudanças inovadoras no mercado: Uma é mudar as assinaturas digitais, que atualmente são componentes muito caros da tecnologia e que diminuem a velocidade e a escalabilidade necessária.

Além disso a chave pública da criptografia usada na moeda Elixxir tem outro impacto importante, prepara a criptomoeda para o futuro dos computadores quânticos, pois a arquitetura da maioria dos ativos digitais é vulnerável a essa nova classe de computadores.

Sobre a privacidade do ativo, o criador do Elixxir, considerado também “pai do anonimato online”, diz que a verdadeira privacidade pode ser alcançada através de uma “computação compartilhada” que teria diversos desenvolvedores e computadores envolvidos, mas apenas uma pessoa precisa ser honesta para os processos funcionarem e os dados permanecerem privados. Os computadores da rede, chamados de Mixnodes, produzem a tal computação compartilhada em cada bloco de transações processados.

Chaum ilustra o processo de computação compartilhada com uma situação de pessoas jogando cartas, ou seja, uma pessoa corta o bolo de cartas e embaralha, passando para a próxima pessoa. Caso haja pessoas mal-intencionadas que tentem mudar a ordem das cartas para se beneficiarem, basta uma pessoa honesta para que a ordem se torne aleatória novamente.

O que fez Chaum pensar em criar uma nova criptomoeda foram as suas suspeitas e a apreensão com relação ao estado atual do mercado. Porém ainda não se sabe se o projeto é realmente o próximo estágio dos ativos digitais pois o ceticismo ainda é muito presente na indústria, que já foi muito permeada por esquemas ponzi e scam coins.

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights

Compartilhe