“Guru da inovação”, Cathie Wood vende Coinbase em dia de recorde do papel em NY

Foi a primeira vez em quase um ano que a gestora veterana vendeu as ações da exchange

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Ark Investment, da famosa gestora veterana Cathie Wood, reduziu sua participação na Coinbase Global (C2OI34) pela primeira vez em quase um ano na terça-feira (11), no dia em que as ações da exchange alcançaram o maior preço desde agosto de 2022.

Carro-chefe da gestora de Wood, o ETF (fundo negociado em bolsa) Ark Innovation, se desfez de 135.152 papéis da exchange de criptomoedas, marcando sua primeira venda desde 26 de julho, segundo dados da Ark Investment compilados pela Bloomberg.

A Ark é o quarto maior detentor de Coinbase e vinha comprando as ações em quedas de preços por quase 11 meses até junho. A empresa continuou a aumentar sua participação mesmo durante a volatilidade do mercado de criptomoedas, causada pela repressão regulatória dos EUA e pelo colapso da corretora cripto FTX, além de uma série de falências.

Continua depois da publicidade

A venda, segundo especialistas, pode sinalizar a perspectiva de registrar algum lucro após o rali das ações neste ano.

A Coinbase subiu mais de 150% neste ano, em linha com uma recuperação mais ampla das ações vinculadas a criptoativos, mesmo enfrentando um processo da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC. No ano passado, as ações da empresa caíram 86%.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

ETFs de Bitcoin

A Ark reduziu sua participação na Coinbase no dia em que as ações subiram 9,8% depois de a Chicago Board Options Exchange (CBOE) entrar com pedidos de modificações para cinco registros de ETFs de Bitcoin, aumentando o otimismo em torno da corrida pelo primeiro fundo dos EUA com exposição direta à criptomoeda.

As chances de aprovação do produto nos EUA “aumentaram para cerca de 50%”, escreveu Eric Balchunas, analista da Bloomberg Intelligence, ontem.

“Uma possível aprovação do ETF de Bitcoin tem sido um dos fatores que impulsionam as ações (da Coinbase) desde meados de junho”, disse Owen Lau, analista da Oppenheimer & Co, para a Bloomberg. “Se as ações subirem, isso forçará um short squeeze.”

Continua depois da publicidade

Um short squeeze é o fechamento repentino de posições vendidas, movimento que gera um efeito em cadeia e faz com que o preço de determinado ativo dispare.

Analistas, no entanto, estão divididos sobre a direção da ação da Coinbase a partir daqui. Enquanto 11 têm classificações de compra para os papéis, 13 estão neutros e oito recomendam a venda.

O preço-alvo médio da ação, de acordo com dados compilados pela Bloomberg, é de cerca de US$ 70, valor abaixo do preço de fechamento da terça, de US$ 89,15.

Continua depois da publicidade

(Com informações da Bloomberg)