Grupo Soma (SOMA3) lucra R$ 58,6 milhões no primeiro trimestre, alta de 9,6% no ano

Hering, FARM e FARM Global foram destaques entre as marcas da companhia no intervalo de janeiro a março

Vitor Azevedo

Loja da Farm (Foto: Divulgação)

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O Grupo Soma (SOMA3), dono da Farm Brasil e da Hering, lucrou R$ 58,6 milhões de forma líquida e ajustada no primeiro trimestre de 2023, número 9,6% maior do que os R$ 53,5 milhões do mesmo período do ano passado.

O avanço acompanha, em parte, a alta de 18,2% da receita líquida, que chegou a R$ 1,2 bilhão.

“A receita bruta consolidada totalizou R$ 1,39 bilhão, alta de 18,7%, decorrente do forte crescimento de receitas nas marcas do grupo, inclusive da Hering, que apresentou o melhor primeiro trimestre de sua história em receita bruta, que foi de R$ 556,4 milhões”, abre o Grupo Soma, no balanço divulgado na noite desta quinta-feira (4).

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No portfólio excluindo a Hering, a alta da receita bruta foi de 24,9% no ano, chegando a R$ 836,8 milhões. Destaque para a FARM, com a receita bruta crescendo 30,7%, chegando a R$ 316 milhões, e para a FARM Global, com alta de 49,8%, indo a R$ 120 milhões.

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“A FARM segue com expansão da base ativa de clientes e já ultrapassa a marca de 845 mil clientes, indicando contínuo ganho de market share. Houve um crescimento consistente e saudável, com elevado nível de acerto das coleções e forte geração de desejo”, defende o Grupo Soma. “Na FARM Global, a coleção de Primavera 23, lançada em 1º de fevereiro, apresentou excelente performance de vendas e giro a preço cheio, com ampliação significativa das margens”.

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Nas despesas, a companhia registrou um aumento de 17,8%, para R$ 539,7 milhões. Destaque para os gastos com pessoal, que saltaram 29,1%, a R$ 235,7 milhões. O Soma explica que o impacto negativo foi derivado da normalização e equiparação à mercado da política de salários, benefícios e plano de saúde ocorrida a partir de abril do ano passado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) cresceu 36,8% no ano, chegando a R$ 142,5 milhões, e a margem Ebitda foi de 11,8%, com alta de 1,6 ponto percentual.

O Grupo Soma fechou março com uma dívida líquida de R$ 675,9 milhões, ante R$ 634,4 milhões no mesmo período de 2022. O resultado financeiro foi negativo em R$ 50,8 milhões, ante prejuízo de R$ 24,5 milhões no primeiro trimestre do ano imediatamente anterior.