Grupo Mateus (GMAT3) tem lucro líquido de R$ 199 milhões no 1º trimestre de 2022, alta de 27,1%

Grupo de supermercado viu receita avançar mas, do outro lado, inflação pressionar margens

Fernando Lopes

Grupo Mateus - divulgação

Publicidade

O Grupo Mateus (GMAT3) reportou lucro líquido de R$ 199,2 milhões no primeiro trimestre de 2022 (1T22), número 27,1% maior do que os R$ 156,7 milhões conseguidos no mesmo período do ano passado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi a R$ 262,3 milhões no 1T22, 25,2% maior que os R$ 209,5 milhões do primeiro trimestre de 2021. A margem Ebitda, entretanto, recuou 0,5 ponto percentual, para 5,7%.

A receita líquida foi a R$ 4,5 bilhões, crescimento de 36,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando chegou a R$ 3,3 bilhões.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) ganhou 2,5 pontos percentuais, para 12,7% – o Grupo Mateus fechou o trimestre com 218 lojas, 48 a mais do que tinha ao final do mesmo período de 2021, sendo 16 inauguradas apenas no 1T22.

Leia também:

Entre os destaques está o atacarejo, com crescimento de 0,3 ponto percentual nas vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) e com alta de 37,6% da receita bruta. Varejo registrou menos 0,9 ponto percentual em SSS mas alta de 32,2% de receita. Em eletrodomésticos, o Grupo Mateus viu uma queda 19,0 pontos percentuais em SSS mas mais 31% em receita.

Continua depois da publicidade

As despesas cresceram 32,7%, indo a R$ 822,6 milhões, representando 18% da receita líquida, subindo 0,5 ponto percentual em relação ao 1T21.

O destaque é o aumento mais expressivo nas linhas de frete e combustíveis, além de água, luz e telefone, por conta da inauguração das novas lojas nos últimos 12 meses, “bem como a forte inflação no período”, sublinha a empresa.

Ilson Mateus, CEO e fundador do Grupo, destacou que o 1T22 foi “um marco histórico para a trajetória do Grupo Mateus”. Segundo ele, a empresa deu um “um grande passo no plano de expansão, com a inauguração das três primeiras lojas na Região Nordeste”: “essas três lojas representam uma nova fase para nossa companhia e nos colocam em linha com nosso projeto de expandir nossas operações para todo o Norte e Nordeste”.

“Para o resto de 2022”, segue Ilson, “vamos dar segmento ao nosso robusto plano de expansão, consolidando a presença do Grupo em nossa região e gerando mais valor para nossos funcionários, acionistas e fornecedores”.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.