Commodity

Governo chinês vai investigar valorização do minério de ferro; preços futuros caem

Preços futuros do minério de ferro despencam 7,6% na bolsa de Dalian; China vai supervisionar as bolsas de commodities e os portos estratégicos

Por  Equipe InfoMoney

O Governo da China irá investigar as flutuações de preços nos principais portos e bolsas de commodities para avaliar as flutuações anormais dos preços do minério de ferro, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

A investigação apura mudanças recentes nos estoques de minério de ferro e a participação de empresas relevantes nas negociações de futuros e à vista. Em 9 de fevereiro, o preço dos contratos de minério de ferro primário havia subido 14,85% no ano.

Ainda de acordo com a Xinhua, a intenção é ouvir as partes interessadas para fortalecer a supervisão do mercado, reprimindo atividades como manipulação de preços e fabricação de informações sobre preços.

“O país continuará atento às operações de mercado e às tendências de preços e tomará medidas para salvaguardar a ordem de mercado”, destacou a agência.

Leia também: Vale tem números de produção com resultados mistos; ações recuam

Cotação do minério de ferro despenca

Os preços futuros do minério de ferro despencam na bolsa de Dalian, com queda de 7,6%, a 770 iuanes, equivalentes a US$ 121.

Segundo o Finance Sina, os preços caíram após as informações sobre a maior supervisão das bolsas de mercadorias e de portos estratégicos, enfraquecendo a confiança do mercado.

Adicionalmente, os dados econômicos mais recentes mostram que, nas últimas duas semanas, a taxa de operação de alto-forno e a produção média diária de 247 usinas siderúrgicas atingiram novas mínimas este ano.

Além disso, o estoque de minério de ferro do porto aumentou em 1,6364 milhão de toneladas para 158,8994 milhões de toneladas, atingindo uma nova máxima desde junho de 2018.

“Os Jogos Olímpicos de Inverno e algumas revisões criaram barulho da mesma forma. Em um cenário de pressão sobre os embarques, o mercado continental começou uma correção aguda”, destaca o Finance Sina.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe