Garantia de aluguel com depósito pode render como capitalização

Sul América Capitalização lançou reestilização do produto. Além disso, até o final do ano, chegará a SP e Rio o cheque-garantia

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – Além do seguro-fiança – apólice paga pelo inquilino que garante o aluguel, em caso de inadimplência – existem outros produtos disponíveis no mercado para facilitar a contratação de locação de imóvel sem a necessidade de fiador. A Sul América Capitalização divulgou nesta semana a reestilização do Garantia de Aluguel, produto oferecido há cinco anos, que funciona como um sistema de capitalização.

No ato da contratação, locador, locatário e imobiliária definem o valor da caução. Esse dinheiro é aplicado com a empresa. Se, durante 12 meses da vigência do contrato, não houver necessidade de utilização do “seguro”, ou, em outras palavras, se não houver inadimplência, o montante é devolvido, com atualização monetária. Uma vez que haja renovação do acordo, ele é automaticamente prorrogado.

Modalidades

De acordo com o levantamento mais recente divulgado pelo Creci-SP (Conselhor Regional dos Corretores de Seguro do Estado de São Paulo), referente a agosto, a modalidade seguro-fiança corresponde a cerca de 15% dos contratos firmados no Estado de São Paulo, e a caução varia de 4% a quase 30% do total, dependendo da localidade. De qualquer maneira, a maior parte dos acordos ainda é firmada com a garantir de um fiador.

Garantias de aluguel utilizadas em Agosto 2007
RegiãoFiadorSeguro-fiançaDepósito
Capital53,75%18,57%27,69%
Interior86,41%9,10%4,49%
ABCD + Guarulhos e Osasco68,65%18,02%13,33%
Litoral56,74%20,79%22,47%

Fonte: Creci-SP

Produto

Desde que foi lançado, há mais de cinco anos, o Garantia de Aluguel registra um crescimento anual médio de 50%, com um total de mais de 100 mil títulos vendidos no período.

Agora, a Sul América Capitalização oferecerá dois, em vez de um sorteio na Loteria Federal no valor do título, mais assistência residencial gratuita com chaveiro, bombeiro-hidráulico, eletricista, vidraceiro e orientação por telefone para solução de problemas com microcomputador.

Com os novos produtos, a expectativa é que o avanço anual de contratações fique na casa de 80%.

Cheque-garantia

Até o final deste ano, deve chegar ao eixo Rio-São Paulo outra novidade para garantias de aluguel. A WCSI Corretora ampliará o alcance do cheque-garantia, que está disponível atualmente no Paraná e em Florianópolis.

“É uma desburocratização do seguro-fiança. Esse cheque mostra qual o aluguel que a pessoa pode contratar, de acordo com sua renda”, explicou o diretor da empresa, Alfredo de Castro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa análise de crédito custa R$ 40, cobrados pela própria seguradora. A chegada do produto às duas capitais depende de finalização de parceria entre a empresa e a Porto Seguro e a Mapfre.

Compartilhe