Ganhando no caos

Fundo que tem Nassim Taleb como principal conselheiro sobe 3.600% em março

Esta não é a primeira vez que os conselhos de Taleb ajudam a gestora Universa Investments, de Miami

SÃO PAULO – Um hedge fund que tem Nassim Taleb como seu principal conselheiro registrou ganhos de 3.612% em março, em meio ao pânico dos investidores no mercado.

Administrado pela Universa Investments, de Miami, tendo o autor do livro “A Lógica do Cisne Negro” como conselheiro desde 2007, o fundo teve um retorno acumulado de 4.144% no primeiro trimestre, segundo informações de uma carta a investidores do presidente e diretor de investimentos Mark Spitznagel, obtida pela Bloomberg.

Esta não é a primeira vez que os conselhos de Taleb ajudam a gestora. Em outubro de 2008, no auge da crise do subprime, alguns fundos dela tiveram retornos de mais de 100%.

PUBLICIDADE

Segundo a carta de Spitznagel, a Universa conseguiu lucrar com muitas de suas posições, segurando os ganhos, além de manter uma proteção contra o sell-off.

“Olhando para o futuro, o mundo permanece muito preso na mãe de todas as bolhas financeiras globais”, escreveu Spitznagel.

“São as vulnerabilidades sistêmicas criadas por essa bolha sem precedentes alimentada pelo banco central e a louca e ingênua assunção de riscos e alavancagem que a acompanham, que tornam essa pandemia tão potencialmente destrutiva para os mercados financeiros e a economia”, continua o texto obtido pela Bloomberg.

Spitznagel incluiu em sua carta ainda um gráfico mostrando que um portfólio que investisse 96,7% no S&P 500 e 3,3% no fundo da Universa teria ficado ileso em março, mês em que o índice da bolsa americana caiu 12,4%. Este mesmo portfólio teria produzido um retorno de 11,5% ao ano desde março de 2008, contra 7,9% do índice.

“Qualquer um pode ganhar dinheiro em um crash; é o que se faz o resto do tempo que importa”, escreveu Spitznagel. “A totalidade do retorno é o que cria o efeito do portfólio”.

Em uma recente entrevista para a Bloomberg, Taleb disse que uma pandemia como o surto de coronavírus era previsível e os investidores que não estavam cobertos pagaram o preço com fortes perdas.

PUBLICIDADE

O que é impossível prever é o momento de um evento como esse, disse ele, razão pela qual um seguro deve estar em vigor o tempo todo.

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!