Publicidade
SÃO PAULO – Os analistas da First Trust Advisors divulgaram nesta terça-feira (26) um relatório em que abordam suas perspectivas para o mercado imobiliário norte-americano, com destaque para a projeção de que o aumento de construção de casas no país irá adicionar cerca de 1 ponto percentual por ano para o PIB (Produto Interno Bruto) real nos próximos 3 anos.
Ao longo da última década, empreiteiros contribuíram para que fosse estabelecido um grande estoque de casas nos EUA, que é estimado, pela consultoria, em aproximadamente 2 milhões de unidades no momento. Este excesso vem sendo consumido nos últimos meses e a perspectiva é de continuidade do consumo deste estoques, com consumidores se aproveitando dos menores preços.
A First Trust vê esta correção dos estoques, somado ao recente aumento no indicador Housing Starts, como o primeiro sinal de grande recuperação da economia do país, com o mercado imobiliário atingindo seu “equilíbrio” em cerca de 2 ou 3 anos.
Indicadores e projeções
Os principais indicadores do mercado imobiliário dos Estados Unidos são: Housing Starts, New Home Sales e Home Price Index. Segundo o diagnóstico da consultoria, estes indicadores estão, atualmente, cerca de um terço abaixo da média histórica, considerada como o ritmo normal do mercado.
Housing Starts
Normalmente, empreiteiros iniciam 1,6 milhões de casas por ano. Nos primeiros 3 meses de 2009, a média anual ficou em 551 mil, devido aos efeitos da crise financeira, incorrendo, como dito acima, em maior gasto do estoque de casas nos EUA. De acordo com a First Trust, o mais provável no médio prazo é que, à medida que o excesso de casas comece a minguar, empreiteiros retomem as construções de forma que, de acordo com os cálculos dos analistas, nos primeiros meses de 2013 a razão entre casas a disposição e casas em construção esteja em equilíbrio.
Continua depois da publicidade
New Home Sales
As vendas de casas novas, normalmente 950 mil por ano, encontram-se em torno de 348 mil, também por conta do grande estoque de imóveis consolidado ao longo dos anos nos EUA. A consultoria acredita que este é o mais baixo patamar que o indicador pode alcançar, de forma que, se não vermos acréscimos nos próximos meses, grandes quedas não são esperadas.
Home Price Index
Continua depois da publicidade
O Home Price Index, ou o índice de preços de casas, também apresenta forte redução por conta da crise financeira e pelo grande número de casas à disposição. Porém, a First Trust afirma que, como os preços já se encontram em níveis abaixo do considerado “justo”, deve ocorrer uma retomada da aceleração do preço de vendas de casas ao longo dos próximos anos conforme a economia se recupere, com exceção dos estados com maior concentração de casas disponíveis.