Análise técnica

Ethereum sobe diante do Bitcoin e se aproxima de evento técnico raro; o que isso quer dizer?

Preço do ETH vem subindo frente ao do BTC e o analista Glenn Williams está atento ao cruzamento de duas importantes médias móveis; entenda

Por  CoinDesk -

*Por Glenn Williams

O preço do Ethereum (ETH) superou o do Bitcoin (BTC) nos últimos 10 dias, com alta de 15,4% contra 7,7% do BTC.

Diante disso, o preço do ETH no par com o BTC no mesmo período disparou 39%, segundo aponta a ferramenta Índice de Força Relativa (RSI, na sigla em inglês), comumente utilizada como referência para a aceleração dos preços.

O RSI é um indicador técnico que mede a magnitude das mudanças de preço de um ativo. Ele pode ser usado pelos investidores para determinar a velocidade do movimento dos preços, permitindo que seja comparado aos níveis de preços passados.

O RSI atual para o par ETH/BTC é de 57,22, o que ainda não permite estimar a continuidade da tendência de alta do Ethereum levando em conta o histórico – desde 2017, quando o RSI começou a ser usado, o par ETH/BTC caiu para essa faixa 116 vezes, número considerado pequeno.

Segundo esses dados, os ganhos médios semanais do ETH continuaram maiores do que do BTC em 2,1%. Por outro lado, o retorno de 30 dias foi praticamente o mesmo, com diferença de apenas 0,1% a favor do Ethereum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, traders apontam que o gráfico do par ETH/BTC está próximo de um evento importante: o cruzamento da média móvel de 10 dias acima da média móvel de 100 dias, o que poderia apontar para uma alta mais prolongada do ETH.

Os dados do mesmo período mostram resultados positivos, mas também destacam como isso ocorreu com pouca frequência. Desde 2017, ocorreu apenas 16 vezes. Nesse período, o retorno médio de sete dias após o evento foi 1,5% maior para o ETH, enquanto o retorno médio de 30 dias aumentou para 6,1%.

grafico eth btc
Preço do ETH no par com o BTC (CoinDesk)

Os dados sugerem que um cruzamento desse tipo é uma ocorrência tão rara que deve ser explorada imediatamente ou que o tamanho da amostra não é grande o suficiente para chegar a uma conclusão definitiva.

Eu fico no segundo time – vejo o cruzamento como significativo, mas preciso de mais observações antes de alocar capital em uma posição de ETH por conta disso.

*Glenn Williams é analista de mercados de criptoativos do CoinDesk

Compartilhe