Ethereum pode virar reserva de valor após atualização, aponta Citi em relatório

O ETH provavelmente se tornará deflacionário após uma importante atualização prevista para ocorrer em setembro, segundo o banco

CoinDesk

Reprodução/Unsplash/Executium

Publicidade

A atualização iminente do Ethereum (ETH), marcada para acontecer na semana do dia 19 de setembro, irá gerar várias consequências para o projeto, incluindo a possível transformação da criptomoeda em uma reserva de valor, disse o Citigroup em um relatório divulgado na quinta-feira (4).

A atualização, conhecida como “Merge” (Fusão, em português), irá mudar a blockchain do Ethereum de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW), sistema similar ao do Bitcoin (BTC), para uma de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), que adota o que se chama de staking.

Segundo o Citi, a mudança transformará o ETH em um ativo deflacionário e “mais escalável por meio do sharding (processo de fragmentação de dados)”, disse o banco. Com isso, espera-se uma redução da emissão geral da criptomoeda em 4,2% ao ano. Com o token se tornando deflacionário, conforme o documento, o ETH pode virar uma moeda digital de reserva de valor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mudança para PoS também transforma o ETH em um “ativo de rendimento” com fluxos de caixa, disse o banco, o que pode ser interpretado como uma forma de receita para a rede. Ter fluxos de caixa potenciais permitiria o uso de uma variedade de métodos de avaliação que não estão disponíveis para a blockchain agora, acrescentou o banco.

Por causa de suas “propriedades de reserva de valor aprimoradas”, é provável que a rede seja também um local onde uma grande quantidade de valor seja mantido e transacionado, disse o Citi.

A Fusão, a primeira de cinco atualizações planejadas para o Ethereum, também pode aumentar a velocidade das transações na rede em 10%, reduzindo os tempos de bloqueio, segundo o relatório. Isso pode resultar em uma pequena diminuição nas taxas e um aumento na velocidade, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Previsto para acontecer no final de setembro, o upgrade fará ainda com que a blockchain gaste menos energia, ganhando o selo de mais ecológica, de acordo com o documento. Após o Merge, o ETH pode ser visto como um criptoativo relativamente eficiente em termos de energia e ecologicamente correto, já que se espera que o gasto de eletricidade diminua em 99,95%, acrescentou o banco.

Por fim, o Citi disse que a atualização também pavimenta o caminho para a próxima grande mudança do Ethereun, chamada de “Surge”. Em resumo, a futura mudança, que ainda não tem data definida, fará com que a blockchain do projeto tenha capacidade de 100.000 transações por segundo, de acordo com o relatório.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil