Espanha entra em recessão após taxa de desemprego beirar 14% em 2008

Economia tem o pior desempenho dos últimos 15 anos e Citigroup afirma: "tudo indica que as coisas só têm a piorar"

Publicidade

SÃO PAULO – A economia espanhola entrou oficialmente em recessão nesta quinta-feira (12) após os números sobre o PIB (Produto Interno Bruto) revelarem contração de 1% na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2008.

Segundo levantamento feito pela Reuters, o resultado ficou um pouco melhor do que o esperado pelo mercado, que projetava queda de 1,1% nesta medição. Com a variação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas, o desempenho anual foi negativo em 0,7%, o pior dos últimos 15 anos.

A Espanha foi o primeiro país europeu a divulgar seus dados e será seguido por Alemanha, Itália e França na próxima sexta-feira. Projeções feitas pela Comissão Européia indicam que em 2009 a economia deverá encolher 2%, após a crise penalizar o setor automobilístico e de construção civil – os maiores geradores de empregos na Europa.

Desemprego elevado

“Tudo indica que as coisas só têm a piorar”, afirmou o analista do Citigroup, Jose Luis Martinez, em entrevista dada à Bloomberg pela manhã. Atualmente, os problemas enfrentados na construção civil levaram a taxa de desemprego para 14% na Espanha, quase o dobro da média observada nos países da União Européia.

Para 2009, as projeções anunciadas pelo Citi em Madri indicam que a recessão irá se agravar nos próximos meses, fazendo a economia encolher 3% no ano vigente. Em 2010, a taxa de desemprego poderá beirar os 18% caso o cenário formulado pelo banco se torne realidade.