Espaçolaser (ESPA3) reverte lucro e tem prejuízo ajustado de R$ 12,9 mi no 4º trimestre de 2022

As vendas mesmas lojas cresceram 8,7% no 4T22, um avanço de 16,9 pontos percentuais na comparação com mesmo trimestre de 2021.

Felipe Moreira

Loja da Espaçolaser

Publicidade

A Espaçolaser (ESPA3) reportou prejuízo líquido ajustado de R$ 12,9 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), revertendo lucro de R$ 23,5 milhões no quarto trimestre de 2021, informou a companhia nesta segunda-feira (27).

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 33,8 milhões no 4T22, uma redução de 39% em relação ao 4T21.

A margem Ebitda ajustada atingiu 13,2% entre outubro e dezembro, baixa de 9,1 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

A receita líquida somou R$ 256,3 milhões no quarto trimestre deste ano, crescimento de 2,9% na comparação com igual etapa de 2021.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 29,7 milhões no quarto trimestre de 2022, uma diminuição de 15,8% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2021.

Continua depois da publicidade

O lucro bruto ajustado atingiu a cifra de R$ 90,6 milhões no quarto trimestre de 2022, um recuo de 6,3% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta ajustada foi de 35,3% no 4T22, baixa de 3,5 p.p. frente a margem do 4T21.

As vendas mesmas lojas cresceram 8,7% no 4T22, um avanço de 16,9 pontos percentuais na comparação com mesmo trimestre de 2021.

As despesas gerais e administrativas somaram R$ 54,1 milhões no 4T22, um crescimento de 28,3% em relação ao mesmo período de 2021.

Continua depois da publicidade

Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 595,2 milhões, uma redução de R$ 41,9 milhões na comparação anual.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 3,1 vezes em dezembro de 2022.

A companhia encerrou 2022 com 769 lojas Espaçolaser no Brasil, com a abertura líquida de 40 lojas no ano, priorizando as franquias neste momento e promovendo uma otimização de sua rede de lojas próprias.

Tópicos relacionados