Entrada da Anthropic em softwares jurídicos e de dados derruba ações do setor

A Anthropic faz parte de uma onda de startups de IA que estão desenvolvendo ferramentas para a indústria jurídica

Sara Baptista

Ativos mencionados na matéria

Logo da Anthropic
20. Mai 2024. REUTERS/Dado Ruvic/Arquivo
Logo da Anthropic 20. Mai 2024. REUTERS/Dado Ruvic/Arquivo

Publicidade

As ações de empresas de software jurídico e de outros serviços de dados despencaram na terça-feira (3) depois que a Anthropic lançou uma nova ferramenta de automação com IA, que investidores temem que possa abocanhar grande parte de seus negócios principais.

A RELX Plc e a Wolters Kluwer NV, ambas fornecedoras de análises profissionais, caíram mais de 10%. Outras empresas de software também recuaram: a empresa de relatórios de crédito Experian Plc caiu 9,0%, assim como a provedora de dados financeiros London Stock Exchange Group Plc. A Thomson Reuters Corp., a Legalzoom.com Inc. e a FactSet Research Systems Inc. também recuaram cerca de 10% ou mais. O ETF iShares Expanded Tech-Software Sector caiu até 4,4%, enquanto uma cesta de ações europeias considerada pela UBS Group AG como em risco de disrupção por IA caiu quase 7%.

“A Anthropic lançou novas capacidades do seu Cowork para o setor jurídico, intensificando a concorrência nesse espaço”, escreveram analistas do Morgan Stanley, incluindo Toni Kaplan, em uma nota enviada para a Thomson Reuters. “Vemos isso como um sinal de competição crescente e, portanto, um potencial fator negativo.”

Não perca a oportunidade!

A Anthropic faz parte de uma onda de startups de IA que estão desenvolvendo ferramentas para a indústria jurídica. Muito antes do plugin da Anthropic, startups como Legora e Harvey AI já inundavam o espaço de IA jurídica, oferecendo ferramentas que divulgavam como capazes de poupar advogados de tarefas repetitivas. Investidores vêm despejando dinheiro em produtos de IA para o setor jurídico há mais de dois anos, com a Harvey AI avaliada em US$ 5 bilhões no ano passado e a Legora captando recursos a uma avaliação de US$ 1,8 bilhão.

A Anthropic, no entanto, se destaca por construir seus próprios modelos, que podem ser personalizados para as necessidades específicas de um setor. Sua posição no ecossistema de IA como grande desenvolvedora de modelos lhe dá a vantagem única de poder atrapalhar tanto os serviços tradicionais de notícias e dados jurídicos quanto as startups de IA jurídica. Empresas como a Legora dependem dos modelos subjacentes de desenvolvedores como a Anthropic.

Em seu site de plugins, a Anthropic incluiu uma ferramenta jurídica que, segundo a empresa, pode automatizar trabalhos como revisão de contratos e elaboração de pareceres jurídicos. “Todos os resultados devem ser revisados por advogados licenciados”, de acordo com o site.

Continua depois da publicidade

Os riscos percebidos para a indústria de software vêm se acumulando há meses, com o lançamento, em janeiro, da ferramenta Claude Cowork da Anthropic intensificando os temores de disrupção. Ações de empresas de videogames também foram afetadas pela queda na semana passada, depois que a Alphabet Inc. começou a lançar o Project Genie, que pode criar mundos imersivos a partir de comandos de texto ou imagem.

Entre as empresas de capital aberto nos EUA, até agora nesta temporada de resultados apenas 71% das empresas de software do S&P 500 superaram as expectativas de receita, segundo dados compilados pela Bloomberg. Isso se compara a 85% para o setor de tecnologia como um todo.

A Bloomberg LP, controladora da Bloomberg News, compete com a LSEG e a Thomson Reuters no fornecimento de dados financeiros e notícias.

“Este ano é o ano decisivo para saber se as empresas serão vencedoras ou vítimas da IA, e a habilidade-chave será evitar os perdedores”, disse Stephen Yiu, diretor de investimentos (CIO) do Blue Whale Growth Fund.

“Até que a poeira baixe, é um caminho perigoso ficar no meio do avanço da IA”, afirmou Yiu.