Emprego, resultado primário, IGP-M, balanço da Apple e mais destaques desta quinta

InfoMoney reúne as principais informações que devem movimentar os mercados nesta quinta-feira (29)

Erick Souza Felipe Moreira

Ativos mencionados na matéria

Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Publicidade

Depois das decisões de juros nos EUA e no Brasil, ocorrida ontem, a sessão desta quinta-feira (29) traz alguns indicadores para o Brasil e os Estados Unidos. A agenda doméstica dá destaque ao Caged, com dados de emprego de dezembro. Lá fora, nos EUA, o hoje é dia de divulgação dos dados de pedido de auxílio desemprego e balança comercial.

Por aqui, investidores também aguardam o IGP-M de janeiro, que deve mostrar alta de 0,41%. Já o Tesouro Nacional divulga às 9h30 o resultado relativo a dezembro de 2025 e o fechamento do ano passado.

No campo político, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista ao vivo para o jornal Metropoles, a partir das 9h.

Aproveite a alta da Bolsa!

Ainda nesta quinta-feira, o mercado deve seguir repercutindo as decisões divulgadas ontem, pelo Banco Central e o Federal Reserve. Conforme as expectativas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a Selic, taxa básica de juro, em 15% ao ano, em sua primeira reunião de 2026.

Nos EUA, o Federal Reserve também manteve a taxa básica de juros inalterada nesta quarta-feira, citando a inflação ainda elevada, juntamente com o sólido crescimento econômico, e dando poucas indicações em sua mais recente declaração de política monetária sobre quando os custos dos empréstimos poderão cair novamente.

O destaque segue com a atualização do número de pedidos de auxílio-desemprego. A última divulgação mostrou um aumento ‍menor do que o esperado no número ‍de norte-americanos que entraram ⁠com novos pedidos de auxílio-desemprego, sugerindo que o mercado de ‌trabalho manteve um ritmo estável de crescimento de empregos em janeiro.

Continua depois da publicidade

Do lado corporativo, após resultados de Meta, Microsoft e Tesla, investidores estão agora se preparando para a divulgação dos resultados trimestrais da Apple, que ocorrerá após o fechamento do mercado.

O Ibovespa fechou a quarta-feira com alta robusta de 1,52%, aos 184.691,05 pontos, um ganho de 2.771,92 pontos, a primeira vez acima dos 184 mil. Ao longo do dia, no meio da sessão, o IBOV chegou a 185.064,76 pontos, o maior patamar de todos os tempos e pela primeira vez acima dos 185 mil.

O que vai mexer com o mercado nesta quinta

Agenda

Às 11h, o Banco Central vai realizar leilão de até US$ 2,5 bilhões em swap para rolagem.

Brasil

08:00 – Indicador: IGP-M
08:00 – Indicador: Sondagem do Comércio
08:30 – Indicador: Sondagem de Serviços
09:30 – Tesouro divulga resultado primário de dezembro
14:30 – Caged

Estados Unidos

Continua depois da publicidade

10:30 – Indicador: Pedido de auxílio desemprego
10:30 – Indicador: Balança Comercial

Zona do Euro

07:00 – Indicador: Confiança na Economia

Continua depois da publicidade

INTERNACIONAL

Demissões na Amazon

A Amazon confirmou 16 mil demissões nesta quarta-feira, completando um plano de cerca de 30 mil cortes desde outubro e deixando em aberto a possibilidade de mais reduções de pessoal.

A Reuters publicou na semana passada que a Amazon estava planejando uma segunda rodada de demissões como parte de estratégia do presidente-executivo, Andy Jassy, para reduzir burocracia e abandonar negócios de baixo desempenho.

Líderes venezuelanos

O secretário de Estado Marco Rubio disse ao Senado dos Estados Unidos nesta quarta-feira que os novos líderes da Venezuela estão se aproximando dos EUA e não há necessidade imediata de novas ações militares, em sua primeira exposição pública a perguntas dos parlamentares desde a invasão para prender o presidente Nicolás Maduro neste mês.

Continua depois da publicidade

O presidente Donald Trump ordenou que seu governo trabalhe com Delcy Rodríguez, uma aliada de Maduro empossada como presidente interina após sua prisão, mas alertou anteriormente para novas ações militares caso o governo dela não cumpra as exigências norte-americanas.

Calor na Austrália

Uma onda de calor recorde assolou o sudeste da Austrália pelo quinto dia consecutivo nesta quarta-feira, alimentando incêndios florestais e sobrecarregando a rede elétrica, deixando milhares de propriedades sem eletricidade.

A onda de calor é a pior registrada em Victoria, segundo Estado mais populoso da Austrália, desde os incêndios florestais do Sábado Negro de 2009, que mataram 173 pessoas, e não deve arrefecer até o fim de semana, segundo autoridades.

Continua depois da publicidade

BRASIL

Atuação internacional

O Tesouro Nacional informou nesta quarta-feira que prevê uma ampliação gradual da atuação do Brasil nos mercados internacionais, com o secretário Rogério Ceron afirmando que a atuação por meio de emissões externas de títulos da dívida pública deverá ser mais agressiva e frequente.

Pelos planos do Tesouro, a participação de títulos cambiais no estoque da dívida pública deverá alcançar 7% no longo prazo. O indicador fechou 2025 em 3,8%.

Gás do Povo

 Câmara dos Deputados deve iniciar seus trabalhos em 2026 na próxima semana com a perspectiva de votação de medida provisória que cria o Programa Gás do Povo, informou o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após se reunir com líderes de bancada nesta quarta-feira.

O programa prevê a gratuidade na recarga do botijão de GLP de 13kg em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias, segundo o governo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo.

(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)