Emmanuel Macron é reeleito na França e afirma ser “presidente de todos”; líderes europeus parabenizam por vitória

Ao discursar, o presidente reeleito reconheceu que os próximos cinco anos não serão fáceis e que será presidente de uma França dividida

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito com cerca de 58% dos votos, segundo projeções, no último domingo (24) para um novo mandato. Ele derrotou a candidata de direita Marine Le Pen.

Após a divulgação da projeção que mostrou a vitória de Macron, ele foi recebido por milhares de apoiadores que estavam reunidos nas proximidades da Torre Eiffel.

Ao discursar, o presidente reeleito reconheceu que os próximos cinco anos não serão fáceis e que será presidente de uma França dividida.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Já não sou o candidato de alguns, mas o presidente de todos”, afirmou Macron, que também venceu Le Pen na eleição anterior.

A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília).

Leia também:

Continua depois da publicidade

Twitter pode ser vendido a Elon Musk nesta segunda-feira, afirmam agências; ação sobe mais de 4%

Diversos líderes europeus parabenizaram o presidente da França por sua vitória contra Marine Le Pen.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, entre outros, se manifestaram nas redes sociais. “Caro Emmanuel Macron, meus parabéns pela sua eleição à presidência da República. Estou ansiosa para continuar nossa excelente cooperação. Juntos, levaremos a França e a Europa adiante”, escreveu von der Leyen no Twitter.

Já o presidente do Conselho da UE, Charles Michel, enviou “um caloroso ‘bravo ao querido Emmanuel Macron” e reforçou que “neste período conturbado, precisamos de uma Europa sólida e de uma França totalmente comprometida com uma UE mais soberana e mais estratégica”.

A líder do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, por sua vez, deu parabéns a Macron por sua reeleição e lembrou que ele é uma “liderança forte é essencial nestes tempos incertos e seu compromisso europeu inabalável continuará sendo bem-vindo para enfrentar os desafios que enfrentamos”.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ainda que estava “feliz por continuar trabalhando” com Macron e enfatizou que a França é um dos aliados “mais próximos” de Londres. Para o chanceler alemão, Olaf Scholz, a reeleição de Macron para a presidência francesa é “um voto de confiança na Europa”.

Por fim, Rutte declarou que “espera continuar nossa extensa e construtiva cooperação dentro da UE e da OTAN e fortalecer ainda mais o excelente relacionamento entre nossos países”.

(com Agência Brasil e Ansa Brasil)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.