Embraer (EMBR3) anuncia expansão de contratos do programa Pool e acordo para conversões de E-Jets para cargueiros

Fabricante de jatos anunciou também a nova geração do sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis)

Felipe Moreira

Publicidade

A Embraer (EMBR3) anunciou nesta quarta-feira (21), durante o terceiro dia do Paris Airshow, um dos maiores eventos da indústria da aviação, a assinatura de um contrato de serviços de longo prazo do Programa Pool com a Star Air, para apoiar a frota em expansão dos E175 da companhia aérea da Índia.

A Star Air fez o leasing de quatro E175 em 2022 e dois deles entraram em operação em maio de 2023. O contrato inclui acesso ao Programa Pool, que possibilita troca de componentes e serviços de reparo de uma ampla gama de componentes reparáveis para os E175 da Star Air.

“O acordo do Programa de Pool do E175 fechado hoje é uma extensão do contrato já vigente para a frota de cinco ERJ145”, diz comunicado.

Continua depois da publicidade

A Embraer também informou a assinatura de uma extensão de contrato com a Amelia para o Programa Pool.  Com este acordo, o cliente continuará a receber suporte para uma ampla gama de componentes reparáveis para a frota de 13 jatos ERJ.

Atualmente, o Programa Pool da Embraer oferece suporte a mais de 60 companhias aéreas em todo o mundo.

Embraer e Lanzhou Group assinam acordo para conversões de E-Jets para cargueiros

A Embraer assinou hoje uma Letter of Agreement (LoA) com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para a conversão de 20 E-Jets para cargueiros.

Continua depois da publicidade

A partir do acordo, a Embraer e o Lanzhou Group irão cooperar no estabelecimento da capacidade de conversão do E190F e E195F em Lanzhou, na China, acelerando a introdução da primeira geração de cargueiros E-Jet no mercado chinês.

Com a assinatura do acordo, o Lanzhou Group se torna o primeiro cliente da conversão P2F (passenger-to-freighter) na China.

Em março do ano passado, a Embraer lançou o programa E190F e E195F de conversões Passenger-to-Freight (passageiros para cargueiros), apoiando a alta demanda por carga e as tendências positivas do mercado na China.

Continua depois da publicidade

A Embraer prevê uma demanda de mercado para cerca de 700 E-Jet cargueiros nos próximos 20 anos. Entre eles, o mercado chinês deverá precisar de 240 cargueiros desse porte, representando 34% do total global, impulsionado pelas demandas dos setores de comércio eletrônico e logística.

Nova geração do sistema AHEAD

A Embraer Serviços & Suporte também lançou nesta quarta-feira a nova geração do sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis), no Paris Air Show. O sistema ajuda companhias aéreas e clientes a implementar a manutenção preditiva digital em suas frotas de E-Jets ou jatos executivos da Embraer, utilizando dados para identificar e prever possíveis problemas antes que se tornem críticos.

“O AHEAD integra e analisa tendências de vários sistemas, como parâmetros do motor, pneumáticos, hidráulicos, trem de pouso, navegação e instrumentos”, explica Embraer. “O monitoramento pode detectar anomalias e identificar padrões que indicam possíveis problemas e degradação dos sistemas, definindo oportunidades de ação preventiva.”