Publicidade
SÃO PAULO – O brasileiro que deseja hoje comprar um conversor de TV digital já não gasta mais tanto como em 2007. Segundo nota publicada nesta quarta-feira (29) pelo Ministério das Comunicações, o preço do produto já caiu 84% no período.
Há três anos, quem comprava um aparelho deste pagava em torno de R$ 1 mil. Hoje, o conversor de TV digital custa aproximadamente R$ 200.
“Foi uma evolução imensa em termos tanto do progresso na atualização da tecnologia dos televisores produzidos como também na redução de preço”, disse o secretário de Telecomunicações do Ministério, Roberto Pinto Martins.
Continua depois da publicidade
Números
Ainda de acordo com a nota, o Brasil deve terminar o ano com cerca de 6 milhões de aparelhos de TV produzidos já com o conversor digital integrado. Atualmente, todas as TVs com tela maior ou igual a 32 polegadas devem obrigatoriamente conter o conversor. A partir de 2011, a medida será estendida aos televisores com telas de 26 polegadas ou mais.
Hoje, o sinal digital está disponível para cerca de 90 milhões de pessoas, em 425 municípios. A digitalização completa está prevista para 2016, quando o sinal analógico será desligado.