Bolsas mundiais caem e petróleo sobe com mercado à espera de resposta do Irã aos EUA

Investidores se preparam para uma possível retaliação do Irã, que pode incluir ataques a bases com presença militar americana ou o fechamento do Estreito de Ormuz

Felipe Moreira

Uma televisão transmite notícias sobre tarifas no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em Nova York, EUA, em 7 de abril.
Fotógrafo: Michael Nagle/Bloomberg
Uma televisão transmite notícias sobre tarifas no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em Nova York, EUA, em 7 de abril. Fotógrafo: Michael Nagle/Bloomberg

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em baixa e o petróleo sobe nesta segunda-feira (23), em uma reação contida dos mercados aos ataques de Washington contra instalações nucleares no Irã, enquanto os investidores aguardam os próximos passos de Teerã e seus possíveis desdobramentos.

Operadores se preparam para uma possível retaliação do Irã, que pode incluir ataques a bases com presença militar americana ou o fechamento do Estreito de Ormuz — medida que teria forte impacto no fluxo global de petróleo. Segundo analistas, um bloqueio prolongado da principal rota de exportação da região poderia elevar os preços do barril para acima de US$ 100. No domingo, o ministro das Relações Exteriores iraniano afirmou que a República Islâmica reserva ‘todas as opções’ para defender sua soberania.

Em entrevista à Fox News, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, instou o governo chinês a intervir e impedir que o Irã feche o estreito. A China continua sendo o maior comprador de petróleo iraniano.

Continua depois da publicidade

Estados Unidos

Na frente de política monetária, a presidente do Federal Reserve (fed) de São Francisco, Mary Daly, afirmou no domingo que considera a política monetária do banco central “em um bom lugar” atualmente, com riscos para seus mandatos de emprego e estabilidade de preços nos EUA praticamente iguais. Daly disse que prevê que o banco central cortará as taxas de juros no outono, mais tarde do que o governador Christopher Waller, que afirmou na sexta-feira que prevê uma mudança já em julho.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com baixa em sua maioria, depois que o ataque dos Estados Unidos a três instalações nucleares no Irã elevou os preços do petróleo e os temores dos investidores de uma escalada no conflito no Oriente Médio.

Europa

Mercados europeus iniciam a semana em queda, pressionados pela escalada da crise no Oriente Médio após ataques dos EUA ao Irã no fim de semana. A decisão do presidente americano, Donald Trump, pegou os investidores de surpresa, já que, segundo a Casa Branca, ele havia afirmado na última sexta-feira que avaliaria um possível ataque ao Irã ‘nas próximas duas semanas’.

Commodities

Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por volatilidade, após a decisão dos Estados Unidos no fim de semana de se juntarem a Israel no ataque às instalações nucleares do Irã, com os investidores avaliando os riscos potenciais de interrupções no fornecimento de petróleo como resultado da escalada do conflito.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que havia “obliterado” as principais instalações nucleares do Irã em ataques no fim de semana, juntando-se a um ataque israelense em uma escalada do conflito no Oriente Médio, já que Teerã prometeu se defender. Israel realizou novos ataques contra o Irã na segunda-feira, incluindo a capital Teerã e a instalação nuclear iraniana de Fordow, que também foi alvo do ataque dos EUA.

Continua depois da publicidade

Já as cotações do minério de ferro na China subiram com melhora na demanda chinesa de curto prazo.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)

Tópicos relacionados