Direcional (DIRR3) considera focar mais no produto popular, por conta de cenário de alta dos juros

Direcional (DIRR3) aponta cautela no segmento de média renda por conta do aumento dos juros e o esperado recuo do crédito imobiliário

Augusto Diniz

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A construtora Direcional (DIRR3) observa uma maior cautela entre os clientes do segmento de média renda por conta do aumento dos juros e o esperado recuo do crédito imobiliário.

Durante teleconferência com analistas, Ricardo Gontijo, CEO da Direcional, disse que, devido ao “incremento da taxa de juros”, a empresa tem “sido mais cautelosa no segmento de SBPE”.

O segmento de SBPE é o mercado imobiliário atendido por linhas de financiamento de imóveis oferecidas por instituições financeiras públicas e privadas. A subsidiária da Direcional, a Riva, atende públicos de rendas média e média-alta, justamente as que se utilizam do SBPE.

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As declarações foram dadas por conta da divulgação do balanço da Direcional (DIRR3) do 4º trimestre, quando apurou lucro 25,6% maior na base anual.

Direcional no Programa Casa Verde e Amarela

O executivo afirmou que o segmento de produtor popular, atendido pela marca Direcional e forte atuação no programa Casa Verde e Amarela, tem “mais resiliência” na demanda nesse momento e deve ser o foco.

Em 2021, os lançamentos da mineira Direcional totalizaram R$ 3,1 bilhões em VGV (valor geral de vendas), sendo que a contribuição da Riva, com cerca de dois anos de existência, foi responsável por mais de 40% dos lançamentos do ano, alcançando R$ 1,3 bilhão em VGV.

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Custos subindo nos próximos meses

Ricardo Gontijo disse ainda na apresentação do balanço do 4T21, que o último trimestre do ano passado “houve um arrefecimento” nos custos.

“Daqui pra frente, com esse cenário de custos mais elevados, conviveremos com isso ao longo do ano. Os primeiro, segundo e terceiro trimestres (de 2021) foram mais fortes nos custos. O quarto foi bem mais calmo. Mas essa reversão não é tendência daqui em diante”, disse.

O executivo mantém projeções de inflação nos orçamentos. “A questão na (guerra na) Ucrânia, aumento de combustível, acredito que a gente tenha nos próximos meses custos subindo, que temos que monitorar”.

No balanço de 2021, a empresa destacou que no processo de acompanhamento dos orçamentos dos projetos, buscou manter o rigoroso controle dos custos previstos.

“Contando com a realização de reuniões mensais para monitorar o andamento do budget, identificamos e ajustamos, quando necessário, os orçamentos das obras tempestivamente. Além disso, desde a fase de análise de viabilidade de cada produto, nossos orçamentos incorporam uma previsão esperada para a inflação, de modo a tentar minimizar impactos decorrentes de alterações na dinâmica macroeconômica”, relatou.

Equívocos do mercado

O CEO da Direcional criticou na abertura da teleconferência as “análises (feitas por analistas de mercado) ao longo dos últimos dias de preço médio de lançamento e venda de nossa empresa”. Segundo ele, “isso é completamente equivocado”.

Ele justificou que “na Direcional, nós temos um mix de produtos que pode variar dos grupos 1, 2 e 3 do programa Casa Verde e Amarela; além disso, nos temos a operação da Riva”.

E seguiu: “Aqui dentro, nos ajustamos nosso produtos e lançamentos em função dos segmentos onde vemos oportunidades, atratividades e retornos. Então, quando se analisa dados trimestrais, pode haver diferenças de preços médios tanto de lançamento quanto de vendas, em função do mix lançado e vendido”.

O CEO da Direcional comentou ainda que “o importante é deixar claro que em todos esses segmentos, que a margem bruta é muito parecida, com exceção da Riva, onde a necessidade de capital, em geral, é maior do que do programa Casa Verde e Amarela”.

“Não é o preço médio de venda por trimestre que vai dizer a margem bruta esperada”, ressaltou.

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