Designer cria casa na árvore que oferece internet de graça para quem poluir menos

Projeto está em fase experimental na capital da Holanda

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Amsterdã é uma cidade conhecida internacionalmente pelas suas inovações urbanas e uso de bicicleta por boa parte de seus habitantes. No entanto, a cidade conta com problemas de poluição e isso acontece principalmente por não implementar uma zona de baixa emissão de poluentes para os veículos privados, como outros centros urbanos fizeram, aponta reportagem do site CNN Money.

No entanto, um designer local teve uma ideia para atacar o problema. Joris Lam desenvolveu uma série de casas de árvore que se acendem e emitem Wi-Fi de graça quando a poluição do ar cai para um nível saudável.

A árvore Wi-Fi incentiva as pessoas a fazerem escolhas mais amigáveis ao meio ambiente. Um estudo feito na Holanda indica que a qualidade do ar em onze áreas urbanas do país, incluindo a capital Amsterdã, está abaixo dos padrões na Europa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lam explica que era muito difícil para pessoas comuns saberem a qualidade do ar em sua região e, por isso, teve a ideia de facilitar a divulgação dessa informação. A casa conta com sensores que medem a poluição gerada por carros e caminhões e todo dia envia esses dados para um servidor onde são analisados.

Caso os resultados sejam positivos, eles liberam a internet de graça. “Quando o servidor detecta uma queda na poluição em comparação com o dia anterior, ela abre uma conexão de internet para qualquer um usar”, Lam explica.

O designer explica que a rede Wi-Fi está disponível para qualquer um usar, independentemente da qualidade do ar, mas se ela for ruim, ao invés de internet de graça, ela vai dar informações e dicas em como melhorar a qualidade do ar. Além disso, a casa ainda conta com luzes em LED que mostram a qualidade do ar para os habitantes.

Continua depois da publicidade

O projeto ainda está em fase experimental, mas já chamou atenção das autoridades locais. Lam conseguiu levantar dinheiro suficiente para reunir um time de sete engenheiros e cientistas para refinar o sistema de tecnologia e recompensa.

Entre outras recompensas planejadas no sistema está a de dar Wi-Fi de graça para quem baixar um relatório de qualidade do ar e conversar com as autoridades locais sobre o assunto.