Custo de vida na cidade de São Paulo sobe 0,33% em outubro, revela Dieese

O comportamento se deve ao aumento nas despesas com Alimentação (0,99%), Habitação (0,42%) e Saúde (0,18%)

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – O ICV (Índice de Custo de Vida) da cidade de São Paulo apresentou variação positiva de 0,33% em outubro, o que revela um crescimento de 3 pontos-base sobre o resultado verificado em setembro (0,30%).

Os dados, divulgados nesta terça-feira (6), fazem parte do levantamento mensal realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Segmentos

De acordo com o Dieese, o comportamento de outubro se deve, principalmente, ao aumento nas despesas com Alimentação (0,99%), Habitação (0,42%) e Saúde (0,18%).

O segmento Transporte, por sua vez, foi responsável por um impulso de queda nos preços, com variação de -0,37%. Os itens de equipamento doméstico ficaram 0,04% mais baratos.

Destaques

Em outubro, os destaques ficaram com os alimentos in natura e semi-elaborados (2,07%). Dentro deste grupo, raízes e tubérculos tiveram alta de 6,95% e as frutas, de 5,72%. Já o leite in natura, após aumento nos meses anteriores, apresentou declínio de -1,79%.

A indústria alimentícia, por sua vez, praticamente não apresentou alteração nos valores (0,02%), e a alimentação fora de domicílio registrou taxa de 0,59%.

O grupo Habitação apresentou taxas positivas e iguais nos subgrupos locação, impostos e condomínio e na operação de domicílio, ambas com acréscimo de 0,50%. Na conservação, não houve alteração de valores.

Na Saúde, a assistência médica apresentou elevação de 0,20% e medicamentos e produtos, de 0,10%.

Compartilhe