Publicidade
SÃO PAULO – Moradores da cidade de São Paulo passam a saber, a partir desta segunda-feira (20), o impacto que o reajuste anual da tarifa na conta de telefone, assim como a mudança da cobrança – de pulso para minuto -, terá em seu orçamento. Até o dia 21 de setembro, a Telefônica encaminhará a seus clientes a fatura referente ao mês anterior.
Conforme a assessoria de imprensa da empresa, esse prazo para o recebimento, que vai até o nono mês do ano, é resultado da data escolhida pelo consumidor para o vencimento da conta.
Expectativa
A expectativa da Fundação Getúlio Vargas é que, apenas na capital paulista, o novo método de cálculo para ligações faça a conta ficar 1,5% maior. No que diz respeito à assinatura, o valor já foi anunciado pela Telefônica: de R$ 37,89 para R$ 38,80.
Continua depois da publicidade
Em outubro, haverá novos encarecimentos. Como o reajuste da telefonia coincidiu com a conversão de pulso para minuto, em julho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu que o preço dos minutos sofreria a correção anual apenas no décimo mês do ano, como forma de não confundir os clientes.
Adesão
A Telefônica possui 2,5 milhões de clientes cadastrados na cidade de São Paulo. Desse total, apenas 5% optaram pelo plano alternativo de minutos (Pasoo), que é indicado a usuários que ficam mais tempo nas ligações ou que utilizem a internet discada. Conforme definição da Anatel, as companhias precisam oferecer dois pacotes de minutos: além do Pasoo, o básico.
Com franquia de 200 minutos mensais, o sistema de cobrança do Plano Básico é indicado para pessoas que ficam menos tempo no telefone. Na prática, não será feito de minuto em minuto, mas a cada seis segundos. A primeira cobrança será efetuada em um período de até 30 segundos da chamada. As demais serão feitas normalmente de seis em seis segundos. Em outras palavras, o valor do minuto será dividido entre os conjuntos de seis segundos.
No horário reduzido, o pagamento será o equivalente a dois minutos por chamada, independentemente do tempo utilizado. Esse horário reduzido é válido da meia-noite às 6 horas, em dias da semana, da meia-noite às 6 horas e das 14 horas à meia-noite, aos sábados, e durante todo o dia, aos domingos e feriados nacionais.
Já o Pasoo garante 400 minutos de conversação. Nesse pacote, a cada chamada, será cobrada uma taxa de completamento, equivalente a quatro minutos, além dos minutos efetivamente utilizados. Durante o horário reduzido, cada ligação custará o equivalente a quatro minutos, também independentemente do tempo utilizado.
E se passar?
Quando o pacote contratado “estourar”, a pessoa não terá sua linha bloqueada, mas pagará por cada minuto “falado”. Pela Telefônica, os valores são os seguintes:
Continua depois da publicidade
| Configuração do Plano | Básico | Alternativo |
| Franquia da assinatura | 200 minutos | 400 minutos |
| Valor do minuto excedente | R$ 0,09767 | R$ 0,03747 |