Consumidor está mais informado e imprevisível, diz especialista

Presidente da GfK Indicator afirmou que esse perfil é resultado, também, da maior oferta de produtos

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – Imprevisível e recheado de informações para nortearem sua escolha. É esse o perfil do consumidor de hoje – e não apenas no Brasil, mas no mundo todo. A afirmação é do presidente da GfK Indicator, Paulo Carramenha, ao analisar dados de 1,1 bilhão de entrevistas realizadas em 32 países dos cinco continentes do planeta.

“As pessoas têm comportamentos diferentes em momentos diferentes. Uma mulher, por exemplo, que paga R$ 4 mil, R$ 5 mil em uma bolsa na (rua)Oscar Freire (famosa avenida do mercado de luxo em São Paulo), vai à noite ao supermercado e procura a margarina que é dez centavos mais barata”, explicou.

Inconstância x opções

Outro detalhe que marca o perfil nos compradores atuais é a questão da inconstância. “As pessoas, antes tinham um emprego a vida toda, moravam na mesma casa a vida inteira. Hoje, trocam tudo muito rápido, são bem menos estáveis”, adicionou.

De acordo com o especialista, isso ocorre por conta da diversidade de informações dispostas na mídia e, também, por uma maior oferta de produtos diferenciados e dos meios para comprá-lo: supermercados, feiras, hipermercados, vendas, telefone e internet, por exemplo.

“Em muitos casos a pessoa tem dificuldade em escolher. Além disso, as pessoas são cobradas a terem coisas, crescerem socialmente”, disse.

Honestidade e simplicidade

Por conta disso, para 63% dos entrevistados, honestidade do fornecedor é um fator importante na hora da compra. Por outro lado, na avaliação dos consumidores, isso não é realidade em igual proporção: apenas 28% associaram essa qualidade às marcas que conhece ou que realmente gosta.

“Os consumidores também querem comprar da maneira mais simples possível: a vida está corrida, então, não querem gastar tempo com isso”, finalizou.

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