Consumidor desiste de comprar produto com “selo verde” se ele for mais caro

Pesquisa mostra que consumidores têm preocupação com questões ambientais, mas não demonstram isso na prática

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A consciência ambiental dos moradores da capital paulista ainda é fortemente influenciada pelo preço dos produtos que não agridem o meio ambiente. Segundo pesquisa realizada pela QuorumBrasil, com 200 consumidores de São Paulo, 70% do público alvo de produtos com apelo ambiental desiste de comprá-los se eles forem mais caros.

Se a separação é feita por renda, é possível notar que, na faixa entre R$ 5 mil a R$ 7 mil, apenas 22% optam por produtos com selo verde mesmo que sejam mais caros. Na faixa superior, entre R$ 7 mil e R$ 10 mil, o percentual sobe: 48%.

No geral, se não for considerada a questão do preço, a pesquisa mostra que 41% dos consumidores entrevistados cultivam o hábito de comprar produtos com selo ambiental. Outros 40% não têm o hábito e 19% não conhecem os tais itens.

Continua depois da publicidade

A QuorumBrasil aponta que o nível de informação sobre o assunto ainda é deficiente, pois, apesar de aproximadamente 60% ter se declarado bem informado, uma parcela menor tem atitudes que refletem conhecimento do assunto na hora da compra.

Proporcional à idade

De acordo com o levantamento, a aceitação dos produtos ambientais é maior quanto mais idade tem o consumidor. A faixa de idade entre 41 e 50 anos é a que mais procura esses itens na hora de suas compras, chegando a 54% dos entrevistados. Entre 31 e 40 anos, o percentual reduz para 44%.

Os mais jovens, de 20 a 30 anos, embora sejam minoria entre os que procuram os produtos ecológicos, são os mais bem informados. Apenas 13% dos participantes da pesquisa que estão nessa faixa de idade responderam que desconhecem os produtos.

Além disso, os mais velhos são também os mais dispostos a pagar pelos produtos, mesmo que seu preço seja maior, pois 48% dos consumidores entre 40 e 50 anos aceita desembolsar maior quantia por um produto com selo ambiental, contra 28% na faixa de 31 a 40 anos e 16% na faixa de 20 a 30 anos.

Homens “verdes”

Homens, aparentemente, têm mais consciência ecológica do que as mulheres, pelo menos segundo a pesquisa da QuorumBrasil. Do total de entrevistados, 54% dos consumidores de itens com apelo ambiental são homens e 29%, mulheres. Além disso eles têm mais informações sobre o assunto e apenas 15% dos homens nunca ouviram falar em produtos com selo verde. O percentual, no caso das mulheres, é de 22%.

Os homens também são mais flexíveis quanto aos preços desses itens, pois 42% aceitam pagar mais caro por eles, contra 16% das mulheres.