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SÃO PAULO – A consciência ambiental dos moradores da capital paulista ainda é fortemente influenciada pelo preço dos produtos que não agridem o meio ambiente. Segundo pesquisa realizada pela QuorumBrasil, com 200 consumidores de São Paulo, 70% do público alvo de produtos com apelo ambiental desiste de comprá-los se eles forem mais caros.
Se a separação é feita por renda, é possível notar que, na faixa entre R$ 5 mil a R$ 7 mil, apenas 22% optam por produtos com selo verde mesmo que sejam mais caros. Na faixa superior, entre R$ 7 mil e R$ 10 mil, o percentual sobe: 48%.
No geral, se não for considerada a questão do preço, a pesquisa mostra que 41% dos consumidores entrevistados cultivam o hábito de comprar produtos com selo ambiental. Outros 40% não têm o hábito e 19% não conhecem os tais itens.
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A QuorumBrasil aponta que o nível de informação sobre o assunto ainda é deficiente, pois, apesar de aproximadamente 60% ter se declarado bem informado, uma parcela menor tem atitudes que refletem conhecimento do assunto na hora da compra.
Proporcional à idade
De acordo com o levantamento, a aceitação dos produtos ambientais é maior quanto mais idade tem o consumidor. A faixa de idade entre 41 e 50 anos é a que mais procura esses itens na hora de suas compras, chegando a 54% dos entrevistados. Entre 31 e 40 anos, o percentual reduz para 44%.
Os mais jovens, de 20 a 30 anos, embora sejam minoria entre os que procuram os produtos ecológicos, são os mais bem informados. Apenas 13% dos participantes da pesquisa que estão nessa faixa de idade responderam que desconhecem os produtos.
Além disso, os mais velhos são também os mais dispostos a pagar pelos produtos, mesmo que seu preço seja maior, pois 48% dos consumidores entre 40 e 50 anos aceita desembolsar maior quantia por um produto com selo ambiental, contra 28% na faixa de 31 a 40 anos e 16% na faixa de 20 a 30 anos.
Homens “verdes”
Homens, aparentemente, têm mais consciência ecológica do que as mulheres, pelo menos segundo a pesquisa da QuorumBrasil. Do total de entrevistados, 54% dos consumidores de itens com apelo ambiental são homens e 29%, mulheres. Além disso eles têm mais informações sobre o assunto e apenas 15% dos homens nunca ouviram falar em produtos com selo verde. O percentual, no caso das mulheres, é de 22%.
Os homens também são mais flexíveis quanto aos preços desses itens, pois 42% aceitam pagar mais caro por eles, contra 16% das mulheres.