Construção civil: demanda alta fará preço de cimento crescer em até 10%

Segundo representante de lojistas de materiais de construção, fábricas não anunciaram, mas tendência é de alta de preços

Flavia Furlan

Publicidade

SÃO PAULO – Devido ao grande avanço da construção civil no Brasil, a demanda por materiais de construção aumentou e as indústrias do setor não estão conseguindo atendê-la. Por conta disso, o preço de alguns materiais, como o cimento, irá subir.

De acordo com o presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Hiroshi Shimuta, as condições da economia apontam para um aumento de preço de 10% do produto.

Preços

Ainda segundo Shimuta, o preço do pacote de 50 quilos, que custava cerca de R$ 9 há dois anos, por causa da baixa procura, já pode ser encontrado por uma média de R$ 14,50. Mas ele acredita que este valor ainda vai aumentar, apesar de as fábricas ainda não terem anunciado.

Continua depois da publicidade

“O cimento ainda é um material pesado e o transporte dele é muito caro. Você não coloca 500 pacotes de 50 quilos em um caminhão. Então o custo é dividido com o consumidor”, disse Shimuta.

Condições

O mercado de construção realmente tem sentido o problema do aumento da demanda. Com a ajuda do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado no início do ano, as quedas constantes de juros e o déficit de moradias no Brasil, a procura por construção aumentou consideravelmente.

“Como o cimento é básico, todo mundo precisa. Então as cidades mais perto das fábricas, como as capitais, têm usado muito o material. Já as cidades mais longe das fábricas estão com um problema mais sério”, afirmou.