Publicidade
O conhecido “fintwit”, comunidade que reúne investidores, influenciadores e profissionais do mercado financeiro no antigo Twitter (X), costuma trazer muitas discussões sobre movimentos do mercado e algumas polêmicas. Porém, uma delas ultrapassou os limites das redes sociais e levou a uma mudança no conselho de uma empresa da Bolsa.
Após discussão com o investidor Rafael Ferri na plataforma X, Pedro Cerize, conselheiro independente da Porto (PSSA3), apresentou renúncia ao cargo na seguradora. Cerize ocupava a posição desde 2007. Cabe ressaltar que Ferri é um velho conhecido do mercado, e esteve no noticiário recentemente após passar a deter participação de 5,11% na Casas Bahia (BHIA3),
O episódio teve início no ano passado, quando Cerize declarou em seu perfil que apostaria R$ 100 mil na valorização do Ibovespa em comparação ao bitcoin. O critério para definir o vencedor seria o desempenho dos ativos ao longo de dois anos. O desafio foi aceito pelo Mises Capital, um perfil anônimo na rede social X.
Aproveite a alta da Bolsa!
Desde então, a disputa gerou repercussão nas redes, com um tom descontraído por parte dos “espectadores”. Diversos perfis passaram a acompanhar e monitorar diariamente a evolução dos números. Até a última terça-feira (25), Cerize estava em desvantagem, uma vez que o bitcoin acumulava alta de 55% ao longo dos 274 dias de aposta, enquanto o Ibovespa registrava uma valorização de 7,6%.
A situação ganhou novos contornos quando Rafael Ferri ameaçou processar o Mises sob a alegação de difamação em postagens e comentários que o mencionavam. Poucas horas após Ferri declarar que tomaria medidas legais, o perfil Mises publicou uma retratação sobre o investidor e, em seguida, foi desativado.
Na segunda-feira (24), após o desaparecimento do perfil Mises, Cerize fez uma publicação deixando um recado sobre Ferri. “Eu já mandei avisar que se um dia o Ferri chegar na minha frente e se dirigir a minha pessoa, eu vou socá-lo. Simples. O Mises tem a pele muito fina para brigar com um porco”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Na manhã seguinte, Ferri informou em seu perfil que havia encaminhado aos advogados o que considerava uma “ameaça de agressão por parte de um conselheiro do grupo Porto Seguro”. Ele também questionou publicamente se a empresa apoiava esse tipo de conduta.
No fim do dia, Cerize anunciou que deixaria o conselho da seguradora após a companhia ser envolvida na polêmica.

“Quando você briga com um porco, ganhando ou perdendo, sai sujo e o porco se diverte. Até aí eu não ligo, mas não posso permitir que isso respingue numa empresa como a Porto. Para ter liberdade de agir como quiser, enviei minha carta de renúncia ao cargo de conselheiro independente. Quem ama protege, e eu sou um Porto Lover”, declarou.
A renúncia foi registrada em ata da reunião do Conselho de Administração da Porto realizada na última quarta e publicada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na mesma noite.
Procurado pelo InfoMoney, Cerize não quis se pronunciar.
