Concorrência segurou preços dos celulares em 2009, afirma Gartner

Para consultoria, melhoria no cenário econômico deve estimular recuperação nas vendas e nos preços dos aparelhos em 2010

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A grande competição no mercado de celulares impôs uma queda nos preços dos aparelhos em 2009. As maiores fabricantes tiveram de responder agressivamente em mercados como o da China e da Índia para competir com os produtores locais, enquanto, em outras economias mais maduras, a briga intensa foi pela fatia do mercado.

A consultoria Gartner prevê que a melhora no cenário econômico faça os preços se estabilizarem em 2010.

No ano passado, as vendas de celulares ao consumidor final totalizaram 1,2 bilhão de unidades – uma queda de 0,9% em relação ao resultado de 2008, segundo o Gartner.

Continua depois da publicidade

“O mercado de celulares encerrou o ano com um resultado bastante positivo, impulsionado pelo crescimento nas vendas de smartphones e dispositivos bem básicos”, disse a diretora de pesquisa do Gartner, Carolina Milanesi.

Resultados
A venda de smartphones continuou seu crescimento no último trimestre de 2009, totalizando 53,8 milhões de unidades, um acréscimo de 41,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Fabricantes como Apple e Research in Motion (RIM, fabricante do BlackBerry) capturaram com sucesso mercado de outras grandes marcas, conquistando 14,4% e 19,9% do mercado mundial de smartphones, respectivamente”, completou Carolina.

Dos cinco maiores fabricantes, três experimentaram queda nas vendas no ano passado. A Nokia, que possui a maior fatia (36,4%), sofreu queda de 2,2% nas vendas. A segunda colocada, Samsung, apesar de vender menos em 2009, fechou o ano com crescimento de 3,2 pontos percentuais em seu market share, atingindo 19,5%.

Em seguida, estão a LG, com 10,1% do mercado global de celulares, a Motorola (4,8%) e a Sony Ericsson (4,5%). As demais somam 24,7%.