Comprar em padarias já está 11,29% mais caro este ano, aponta Fecomercio-SP

Em setembro, o segmento registrou a 12ª elevação consecutiva, sobretudo pelas altas de bebidas e panificados

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) mostra que comprar em padarias ficou 11,29% mais caro de janeiro a setembro deste ano, frente ao mesmo período de 2006.

Entre agosto e setembro, o segmento registrou a 12ª elevação consecutiva, de 0,61%. Os destaques ficaram com bebidas (+0,95%) e panificados (+1,35%).

Para a Fecomercio-SP, o resultado mensal se deve novamente à instabilidade no mercado internacional de grãos e derivados animais – mais precisamente do trigo, leite e carnes – resultante dos problemas de safra em alguns países.

Supermercados

Os preços no setor de supermercados, por sua vez, já acumulam alta de 7% nos nove primeiros meses do ano. Na comparação mensal, a variação atingiu 0,47%.

As principais pressões vieram de cereais (+5,21%), frutas (+4,23%), aves (+3,46%), óleos (+2,81%), derivados de leite (+2,80%) e carnes bovinas (+2,36%).

Segundo a entidade, os problemas externos da safra – que inflacionavam os preços do leite e seus derivados – foram reduzidos e fizeram com que os valores dos alimentos voltassem aos seus patamares normais. Já os produtos in natura ainda mostram sinais de que a estiagem em algumas regiões do Brasil influencia nos preços e na cadeia produtiva.

Compartilhe