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SÃO PAULO – A compra das marcas de luxo Land Rover e Jaguar pela indiana Tata Motors facilita o lançamento de carros de baixo-custo no mercado brasileiro. A opinião é compartilhada por especialistas do setor, ao lembrarem que ambas as marcas voltadas ao público de alta renda são comercializadas em mercado nacional.
“Claro que não será de imediato, mas tendo o conhecimento sobre as particularidades do mercado local, que só é possível com as operações aqui, a Tata terá mais facilidade”, explicou o diretor de Transporte, Infraestrutura e Logística da Trevisan Consultoria, Olivier Girard. No início do mês, a montadora indiana lançou o carro mais barato do mundo, o Nano, com preço de US$ 2,5 mil.
Potencial de consumo
Ratan Tata, presidente da Tata Motors, já havia afirmado em entrevista ao jornal Economic Times, logo após o lançamento do Nano, que o Brasil é um dos países mais óbvios para receber um modelo de baixíssimo-custo. À época, foi lembrado que o negócio dependia de um acordo com a Fiat – o que, agora, se tornaria desnecessário.
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“O potencial de consumo para modelos mais baratos é grande no Brasil”, opinou Nelson da Cunha Bastos, do site Automóveldicas. Segundo o especialista, as regras de trânsito do País não permitiriam que o Nano rodasse por aqui – no modelo indiano, faltam equipamentos essenciais, como é o caso do retrovisor do passageiro.
Segundo a Autoinforme, a frota nacional possui um total de 25 milhões de veículos. Avaliando que a população brasileira é de 186 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a proporção de habitantes por carro é de 7,44.
Cerca de US$ 7 mil
Conforme estimativas da Abeiva (Associação Brasileira das Importadoras de Veículos Automotores), nos moldes atuais, por conta de tributos e contribuições que incidem sobre a importação e comercialização, o Nano seria encontrado no Brasil a cerca de US$ 7 mil, o que representa cerca de R$ 12 mil, em estimativas do dólar valendo R$ 1,74.
Atualmente, o modelo mais barato encontrado no Brasil é o Fiat Mille, que em sua versão básica não sai por menos de R$ 22 mil de uma concessionária. A montadora foi campeã na preferência dos consumidores em 2007: dos mais de 2,3 milhões de carros e utilitários emplacados durante o ano, praticamente 26% haviam sido fabricados com a marca.
O negócio
A Tata Motors, terceira maior montadora de automóveis da Índia, anunciou, na última quarta-feira (26), a aquisição da Jaguar e Land Rover da norte-americana Ford Motors, por US$ 2,3 bilhões, pagos em dinheiro.
A justificativa foi a de ajudar a empresa a se inserir no mercado global. Segundo seu presidente, a companhia buscará “preservar e aprofundar o patrimônio e competitividade das marcas, mantendo suas identidades intactas”.