MELHORES DA BOLSA 2020 AO VIVO Do Zero ao Topo: CEOs de Totvs, Stefanini e Locaweb discutem o papel do setor de tecnologia no mercado brasileiro

Do Zero ao Topo: CEOs de Totvs, Stefanini e Locaweb discutem o papel do setor de tecnologia no mercado brasileiro

Ações

Como comprar ações da Gol (GOLL4)

Líder no mercado doméstico de aviação brasileiro, a empresa transportou mais de 33 milhões de passageiros em 2018. Confira aqui como comprar ações da Gol

arrow_forwardMais sobre
(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

As empresas do setor aéreo costumam estar expostas a fatores de turbulência. Ora o dólar sobe, ora o querosene dispara, ora o número de passageiros despenca. Ainda assim, os papéis das companhias listadas na B3 podem apresentar bom desempenho. Isso gera dúvidas nos investidores que querem saber como comprar ações da Gol (GOLL4) e outras empresas.

A Gol, por exemplo, tem a liderança do mercado doméstico de aviação brasileiro. Só em 2018, foram 33,4 milhões de passageiros transportados. A empresa opera cerca de 700 voos diários para 69 destinos no Brasil, América do Sul, Estados Unidos e Caribe. Mas será que vale a pena investir nas suas ações?

O que saber antes de comprar ações da Gol

Existem alguns fatores que podem provocar um impacto relevante no desempenho financeiro da Gol – e, consequentemente, na performance das suas ações. Conheça três deles aqui:

Atividade econômica

As companhias aéreas têm os resultados muito influenciados pelo vaivém da economia. Não é difícil entender a razão. Quando a perspectiva econômica é ruim, cresce o risco de desemprego. Se não há emprego e dinheiro no bolso, as pessoas deixam pensam duas vezes antes de fazer uma viagem. E quando fazem, é comum que busquem destinos próximos, que possam ser acessados de carro ou de ônibus.

Nesses casos, empresas como a Gol têm duas possibilidades. Elas podem manter as rotas, mas voarão com os aviões mais vazios. Isso é um problema porque o custo com tripulação ou combustível são praticamente os mesmos quer o voo esteja lotado ou não.

A outra alternativa é cancelar alguns voos da sua programação normal. É uma tentativa de combater a perda das margens. No entanto, se há menos voos há também menos passageiros. A situação só melhora quando a economia, de maneira geral, avança.

Combustível de aviação e câmbio

Aproximadamente um terço dos custos de operação das companhias aéreas têm uma origem só: o combustível das aeronaves. O querosene de aviação é um derivado do petróleo. Por isso, quando o preço do petróleo sobe no mercado internacional, o desempenho de empresas como a Gol pode piorar sensivelmente.

Há um outro problema envolvendo o querosene de aviação. Como é um produto negociado no mercado internacional, ele tem o preço atrelado ao dólar. Assim, quando o dólar sobe, o preço do combustível também aumenta. O problema é que a Gol cobra as passagens aéreas em reais. Assim, embora seus custos aumentem quando o câmbio valoriza, suas receitas permanecem as mesmas. Esse descasamento é problemático.

Competição

Como exige investimentos muito elevados, o setor aéreo no Brasil sempre teve poucas empresas. Para companhias como a Gol, isso é um fator positivo: a baixa concorrência favorece a determinação dos preços das passagens, por exemplo. A crise vivida pela Avianca, companhia que está em recuperação judicial desde 2018, tende a concentrar ainda mais o setor.

Já a instalação de novas empresas aéreas no Brasil seria uma má notícia para a Gol. No primeiro semestre de 2019, o governo liberou investidores estrangeiros a deter até 100% do capital de companhias do setor, exatamente com o objetivo de estimular a chegada de novos players e de elevar a competitividade.

Devido a fatores como esses, as ações da Gol têm tido um desempenho volátil nos últimos anos. Com isso, o valor de mercado da companhia tem seguido o seguinte padrão:

Segundo o histórico de dividendos disponibilizado no site de relações com investidores da Gol, a última ocasião em que a empresa distribuiu proventos aos acionistas foi em 2011. Nos cinco anos anteriores, os pagamentos foram os seguintes:

Ano Mês Valor por ação preferencial (R$) Tipo
2007 Fevereiro 0,12 Dividendo
Março 0,08 JSCP
Maio 0,2 Dividendo
Maio 0,15 JSCP
Agosto 0,2 Dividendo
Agosto 0,15 JSCP
Novembro 0,19 Dividendo
Novembro 0,16 JSCP
2008 Fevereiro 0,19 Dividendo
Fevereiro 0,16 JSCP
Junho 0,18 Dividendo
2010 Abril 0,7 Dividendo
2011 Junho 0,19 Dividendo

Passo a passo para comprar ações da Gol

Siga as três etapas abaixo para comprar ações da Gol com segurança:

1.Cadastre-se em uma corretora

Para poderem enviar ordens de compra e de venda de ações ao pregão, os investidores precisam primeiro ter conta em uma corretora. Escolha uma das mais de 80 que operam na B3 e faça seu cadastro.

Para definir com qual corretora operar, verifique o preço das taxas de corretagem de cada uma. Esse valor é cobrado cada vez que alguém compra ou vende uma ação. Pode ser fixo, em reais, ou um percentual sobre a operação. Quanto menor for, menor também será o impacto sobre o resultado dos seus negócios. A corretora Clear não faz essa cobrança.

Depois de abrir a conta, envie dinheiro para a corretora por meio de uma transferência (TED ou DOC) a partir do seu banco. Então, acesse o home broker – sistema de negociação online – ou ligue para a mesa de operações e passe sua ordem. Nesse momento, você terá de informar quantas ações deseja e a que preço.

2. Avalie seu perfil de investimento

As ações de maneira geral – e as de companhias aéreas em especial – podem apresentar um alto grau de volatilidade. Antes de apostar na Gol, portanto, avaliese você está disposto a encarar os altos e baixos. Responda, para si mesmo, perguntas como qual seu nível de conhecimento sobre a empresa ou quanto tempo terá disponível para estudar sobre ela.

Identifique seus objetivos com as ações. Quer aproveitar uma oportunidade para obter ganhos no curto prazo? Ou quer se tornar um acionista de fato? Também imagine cenários. Se a ação caísse 5% em um dia, qual seria sua reação? E se subisse 5%? Tudo isso vai ajudá-lo a saber se comprar as ações da Gol será positivo para você.

3. Acompanhe o desempenho das ações

Quando fechar seus primeiros negócios, passe a monitorar o desempenho dos papéis. Você pode fazer isso diretamente pelo home broker.

Se seu objetivo ao comprar ações da Gol é aproveitar uma oportunidade no curto prazo, será preciso ficar atento a elas todos os dias. Acompanhe as notícias e relatórios que forem divulgados sobre a empresa, além dos gráficos das cotações.

Já se preferir manter os papéis na carteira por muito tempo, reserve alguns minutos uma vez por semana para fazer o acompanhamento. Observe o quanto as ações subiram ou caíram e reavalie periodicamente a sua posição.

Invista com o melhor home broker do país. Clique aqui e abra a sua conta na Clear