RADAR INFOMONEY AO VIVO Petrobras (PETR4) sobe com petróleo, vacinas e redução de dívida; veja perspectivas para as ações

Petrobras (PETR4) sobe com petróleo, vacinas e redução de dívida; veja perspectivas para as ações

aviação

Como comprar ações da Embraer (EMBR3); passo a passo para investir

Com 8 mil aeronaves entregues desde que foi fundada, a empresa brasileira é uma das maiores fabricantes globais de aviões.

Aprenda a investir na bolsa

A Embraer nasceu como uma estatal, na década de 1960. Mas desde que foi privatizada, em 1994, conquistou posição de destaque entre os fabricantes globais de aeronaves. Hoje, a empresa é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, liderando o segmento de até 150 assentos.

Empresas brasileiras desse porte são raras – e por isso despertam a curiosidade dos investidores. Saiba como comprar ações da Embraer (EMBR3) aqui.

O que saber antes de comprar

Mais de 8 mil aeronaves foram entregues desde a fundação da Embraer – e atualmente, elas transportam cerca de 145 milhões de passageiros por ano. Com unidades posicionadas em países das Américas, África, Ásia e Europa, a empresa é uma potência da aviação. Para quem vai investir nas ações da Embraer, é importante conhecer esses três fatores que influenciam as cotações:

Economia global

Alguns segmentos de atuação da Embraer têm o desempenho intimamente relacionado com o andamento da economia global. É o caso da área de jatos executivos, por exemplo. Se a economia mundial patina, a demanda por esse tipo de aeronave reduz instantaneamente. Já quando os países crescem, aumenta a confiança dos investidores de realizar comprar nessa área – e a procura pelos jatos, então, aumenta.

Variação cambial

Assim como outras empresas exportadoras, a Embraer sobre o impacto da variação cambial nos seus resultados. Via de regra, seu desempenho financeiro é melhor quando o dólar sobe e o real se deprecia – já que, nesse caso, a receita obtida com as vendas no exterior é transformada em uma quantidade maior de reais localmente.

O contrário também é verdadeiro. Quando o real se valoriza, os resultados da Embraer tendem a piorar.

Acordo com a Boeing

Um dos pontos mais importantes para a Embraer neste momento é a finalização do acordo firmado com a Boeing. As duas empresas anunciaram ao mercado que estavam estudando uma combinação dos negócios em dezembro de 2017. Um ano inteiro passou antes que os termos do acordo fossem finalmente estabelecidos, em dezembro de 2018.

Na negociação, ficou definido que a área de aviação comercial da Embraer fosse transformada em uma nova empresa, controlada pela Boeing e avaliada em mais de US$ 5 bilhões. Já a produção e a venda do cargueiro militar KC-390 ficam em uma segunda empresa, controlada pela Embraer.

Em janeiro de 2019, outro passo importante foi dado. O presidente Jair Bolsonaro aprovou a operação. Isso é relevante porque embora a Embraer (que era uma estatal) tenha sido privatizada em 1994, o governo brasileiro detém uma ação especial da companhia. A “golden share” dá direito a veto em decisões importantes como essa.

A expectativa é de que a operação seja finalizada, com o aval de todos os órgãos reguladores, até o final de 2019. Até lá, a Embraer promete estar mais focada na operação do que propriamente nos seus negócios – o que pode afetar o desempenho das suas ações.

Nos últimos anos, a variação do valor de mercado da Embraer seguiu o seguinte padrão:

Confirma como foi o pagamento de dividendos nos últimos anos;

Ano Mês Valor por ação (R$) Tipo
2019 Janeiro 0,01 Dividendos
2018 Outubro 0,01 Dividendos
Julho 0,02 JPC
Abril 0,02 JCP
Janeiro 0,09 JCP
2017 Julho 0,04 JCP
Abril 0,04 JCP
2016 Outubro 0,02 JCP
Julho 0,04 JCP
Abril 0,04 JCP
Janeiro 0,04 JCP
2015 Outubro 0,04 JCP
Julho 0,04 JCP
Abril 0,04 JCP
Maio 0,02 Dividendos
Janeiro 0,12 JCP

Passo a passo para comprar ações da Embraer 

Siga as etapas abaixo para comprar ações da Embraer:

1. Analise seu perfil de investidor

Os papéis da Embraer podem sofrer volatilidade. Portanto, antes de comprá-las, o investidor precisa avaliar se está disposto a encarar os altos e baixos. Procure responder, para si mesmo, perguntas como qual seu nível de conhecimento sobre a empresa ou quanto tempo terá disponível para estudar sobre ela.

Também é preciso identificar seus objetivos com as ações: aproveitar uma oportunidade para obter ganhos no curto prazo ou tornar-se um acionista de longo prazo? Também tente imaginar cenários – o que você faria se a ação caísse 5% ou subisse 5% em um só pregão?

2. Conheça a empresa

Para ter segurança ao comprar ações da Embraer, é importante estudar a empresa e as suas perspectivas de performance. As corretoras e casas de análise costumam disponibilizar relatórios de análise com essas informações.

Normalmente esse tipo de material começa traçando um perfil das empresas. Depois, os analistas avaliam os resultados financeiros delas e emitem uma opinião: se acham que é hora de comprar ou de vender as ações. Uma terceira opinião comum dos analistas é “manter”. Para quem não tem as ações na carteira, esse é um sinal para evitar comprá-las naquele momento.

3. Cadastre-se em uma corretora

Para comprar ações da Embraer ou de qualquer outra empresa, é preciso, antes de tudo, ter uma conta em uma corretora. São as corretoras que realizam as ordens de compra e de venda dos investidores no pregão. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3.

A melhor corretora varia de acordo com os objetivos do investidor. Um dos fatores importantes é verificar o valor das taxas de corretagem de cada uma. A taxa de corretagem é cobrada cada vez que se compra ou se vende uma ação. Pode ser um valor fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Há corretoras, como a Clear, que não cobram taxa de corretagem.

Para que a corretora execute a sua ordem de comprar ações da Embraer, é necessário transferir dinheiro para essa conta. Você pode fazer uma transferência (TED ou DOC) do seu banco para a corretora.

Depois, basta acessar o home broker – sistema de negociação online – ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar a ordem de compra. Será preciso informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço. Então, é só esperar até um investidor que possua papéis da Embraer aceitar a oferta.

 Invista em ações com taxa ZERO de corretagem: abra uma conta gratuita na Clear