Com FTX fora do caminho, Binance deve refazer proposta pela Voyager Digital

A FTX havia tentado adquirir a Voyager em setembro, superando uma oferta da Binance

CoinDesk

Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance (Antonio Masiello/Getty Images)

Publicidade

A Binance.US, braço americano da maior exchange de criptomoedas do mundo, está se preparando para fazer uma oferta pela plataforma de empréstimos falida Voyager Digital, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

Em leilão concluído no final de setembro teve a agora falida FTX como vencedora, com oferta superior às oferecidas por Wave Financial e Binance. Na época, o CoinDesk também havia relatado que a oferta da Binance pela Voyager, com sede nos Estados Unidos, havia sido excluída do leilão devido a preocupações com a segurança nacional.

Após o colapso da FTX, a Voyager disse que reabriu o processo de leilão de ativos da empresa e está em discussões ativas com proponentes alternativos. A Wave Financial e a plataforma de negociação Cross Tower estão concorrendo.

Continua depois da publicidade

A Voyager não retornou pedidos de comentários até o momento desta publicação.

Leia mais:
Binance nega acusação de que deliberadamente ajudou a quebrar a exchange FTX

O token nativo da Voyager, VGX, saltou até 55% após a publicação do CoinDesk.

Continua depois da publicidade

Thomas Braziel, sócio-gerente da empresa de investimentos 507 Capital, avalia que a situação é complicada pelo fato de a Voyager ter um processo contra o espólio da FTX por quebra de contrato.

“O problema é que a reclamação só vai ser contra a FTX US”, disse Braziel, em entrevista, em referência ao braço da FTX nos EUA. “Eu me preocupo que muitas das garantias sejam mantidas por um curador. Portanto, qualquer ação que eles tenham pode acabar por trás de todos os clientes. E o problema é que, se os clientes não forem ressarcidos, qual será o valor dos seus recursos? Vai valer nada.”

No início desta semana, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, disse que sua exchange está estabelecendo um fundo de recuperação para ajudar a reconstruir a indústria.

Continua depois da publicidade

“A Binance não está procurando ser o ‘cavaleiro branco’ das criptomoedas”, disse o diretor de comunicações da Binance, Patrick Hillmann, em uma mensagem ao CoinDesk. “Não há Luke Skywalker ou Darth Vader no mercado. Esta é uma empresa, com muito a perder como líder de mercado, olhando em volta para ver onde podemos ajudar a fortalecer a indústria de um evento cisne negro”.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil