Com crédito, brasileiro compra menos alimentos e mais eletrodomésticos

As vendas de hipermercados caíram 0,5%, enquanto que as de móveis e eletros subiram quase 5%, segundo o IBGE

•

Publicidade

SÃO PAULO – Consumidores passaram a comprar menos alimentos e mais eletrodomésticos. Conforme pesquisa divulgada na última quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), caíram em 0,5%, na passagem de julho para agosto, as vendas dos setores que compreendem basicamente o comércio de alimentos, como hiper e supermercados. Por outro lado, o setor de móveis e eletrodomésticos teve avanço de 4,7%.

Em análise, a LCA consultores explicou que o desempenho é resultado do aumento no preço dos alimentos, o que inibe suas comercializações, e no aquecimento do mercado imobiliário, que estimula a compra de itens para a casa – acesso ainda mais facilitado por conta da expansão do crédito.

Desempenho da inflação

Vale lembrar que, no oitavo mês do ano, foi registrado aumento de 1,39% nos preços dos alimentos, conforme o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Esse desempenho respondeu por 60% de toda a alta da inflação no período.

Já em setembro, o ritmo é de desaceleração no avanço. O índice mostrou que o encarecimento ficou em 0,44%, motivado, principalmente, pela deflação nos preços do leite.

Combustíveis

A consultoria também destacou o aumento nas vendas dos combustíveis, que foi de 1,2%. Conforme analistas, o motivo foi mais uma vez a questão do preço: mais baratos, álcool e gasolina foram mais consumidos.

De maneira geral, os brasileiros compraram 9,9% a mais em agosto, tomando como base o mesmo período do ano passado. Na comparação com julho, o avanço foi na ordem de 0,7%.