China tenta dominar narrativa sobre colapso da Evergrande

Sinais iniciais de uma futura flexibilização da política governamental coincidiram com a primeira enxurrada de comunicados da companhia

Bloomberg

Estátua de Mao e bandeira da China (Foto: Getty Images)

Publicidade

(Bloomberg) — Declarações de instituições governamentais na China mostram que as autoridades estão se movimentando para administrar a mensagem sobre o colapso da China Evergrande Group no exterior, mesmo com a incorporadora calada sobre o calote.

Comunicados em inglês distribuídos por instituições como a Comissão Reguladora de Bancos e Seguros e uma gravação do comandante do banco central na quinta-feira sugerem que Pequim tenta passar um recado bem claro aos investidores globais: não haverá resgate da Evergrande, mas os riscos estão circunscritos.

Trata-se de uma rara abordagem coordenada para controlar a narrativa internacional sobre uma empresa quebrada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os sinais iniciais de uma futura flexibilização da política governamental — vindos do premiê Li Keqiang sobre um possível corte no depósito compulsório dos bancos — coincidiram com a primeira enxurrada de comunicados da Evergrande. Houve recuperação de alguns dos junk bonds denominados em dólar de companhias chinesas. Internamente, a cobertura da mídia sobre a quebra da incorporadora é escassa.

Os investidores estrangeiros enfrentam a maior tensão desde a eclosão da crise na Evergrande. Os níveis de estresse no mercado de dívida offshore da China permanecem extremamente elevados, segundo monitores de crédito da Bloomberg na China. A maior desvalorização em uma década nos junk bonds chineses provocaram um salto nos rendimentos, que depois recuaram para cerca de 20%. Alguns fundos globais de dívida sofreram perdas recordes. Já o mercado doméstico chinês, muito maior, permaneceu resiliente.

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.