China pode retomar exportação de carne brasileira, aponta jornal; ações de frigoríficos sobem

A sessão também é marcada pela reação dos ativos da Marfrig ao resultado do terceiro trimestre

Equipe InfoMoney

Bandeja de carne vermelha (Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações do Valor Econômico, citando a consultoria Agrifatto, a aduana do porto de Xangai está prestes a liberar para entrada na China a primeira carga de carne bovina do Brasil desde o início do embargo chinês ao produto brasileiro, em 4 de setembro.

A informação foi divulgada pela Agrifatto, que esclareceu que já houve sinal verde para a realização do “clearance” de um carregamento, o que não vinha ocorrendo.

No entanto, os embarques do estado de Mato Grosso, onde foi identificado um dos casos de doença da vaca louca, têm maior probabilidade de serem barrados. O outro caso foi identificado em Minas Gerais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Bradesco BBI destaca que, desde o início de setembro, quando foram descobertos os casos da doença da vaca louca no Brasil, as exportações de carne bovina para a China foram suspensas.

No entanto, a expectativa do mercado era de que essa suspensão fosse revogada em aproximadamente 15 dias, visto que os casos foram confirmados como atípicos.

Porém, a suspensão continua em vigor após mais de 45 dias e tem levantado preocupações entre os investidores sobre a potencial pressão de margem no Brasil (exportar carne bovina para a China tem margens mais altas do que vender carne bovina no mercado interno).

Continua depois da publicidade

“Assim, dado que esta notícia sugere que a suspensão pode ser levantada em breve, achamos que isso pode ser lido como marginalmente positivo para nomes de bovinos brasileiros como JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3)”, avaliam os analistas, para quem eles têm recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado).

Os analistas da casa estimam que as exportações do Brasil para a China representem 4% das vendas totais da JBS e 6% das vendas totais da Marfrig.

A sessão desta quarta-feira é de ganhos para as duas ações, com JBS avançando 3,96%, a R$ 38,35, às 10h17 (horário de Brasília), enquanto Marfrig, que divulgou balanço do terceiro trimestre considerado positivo, subia 3,05%, a R$ 25,36. Papéis de BRF (BRFS3) e Minerva (BEEF3) também avançavam.

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir