Reajuste justificado

CEO da Raízen (RAIZ4) diz que reajuste da Petrobras (PETR4) foi necessário para evitar escassez

“Foi uma mudança necessária da Petrobras, caso contrário o Brasil teria alguma situação de escassez de combustíveis”, disse o executivo

Por  Reuters -

DUBAI (Reuters) – O presidente-executivo da brasileira Raízen (RAIZ4), maior produtora de açúcar e etanol de cana do mundo, disse nesta segunda-feira que o aumento dos preços dos combustíveis pela Petrobras (PETR3;PETR4) foi necessário para evitar a escassez, e disse que eles podem aumentar ainda mais.

O etanol hidratado compete com a gasolina para abastecer a grande frota de carros flex do país. O país não é autossuficiente em derivados de petróleo.

A Petrobras elevou os preços da gasolina em 18,8% na semana passada e os preços do diesel em 24,9%, apesar da pressão política para contê-los. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro criticou os aumentos, mas disse que não interferiria na política de preços.

“Foi uma mudança necessária da Petrobras, caso contrário o Brasil teria alguma situação de escassez de combustíveis”, disse o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, no intervalo de um evento do setor de açúcar nos Emirados Árabes Unidos.

Sem preços competitivos, importadores privados têm dificuldades de importar derivados de petróleo para ajudar o país a garantir o abastecimento.

Ele acrescentou que parecia haver espaço para um novo aumento nos preços dos combustíveis no Brasil com base na volatilidade dos mercados internacionais.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro levou a um aumento nos preços globais do petróleo. Eles atingiram seu nível mais alto desde julho de 2008 há uma semana, mas recuaram nos últimos dias.

Mussa disse que o Brasil tradicionalmente fornece um colchão de oferta para o mercado de açúcar em tempos de escassez, mas a forte demanda por etanol limitaria a capacidade de o país fazê-lo no futuro.

Os preços globais do açúcar aumentaram mais de 20% em 2021, registrando um quarto aumento anual consecutivo, e continuaram subindo até agora este ano.

“Muitas empresas ainda não entendem como o açúcar está mudando estruturalmente seu preço por causa do que está acontecendo globalmente”, disse Mussa, acrescentando que não viu capacidade adicional de açúcar entrar em operação, mas a demanda continua crescendo.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe