CEO da Binance processa Bloomberg de Hong Kong por difamação

Esta não é a primeira vez que Zhao e a Binance processam veículos de mídia

CoinDesk

(Vadim Artyukhin/Unsplash)

Publicidade

O CEO da exchange de criptomoedas Binance, Changpeng Zhao, processou na segunda-feira (25) a edição de Hong Kong da Bloomberg Businessweek, alegando difamação em relação a um título traduzido em chinês que retratava o chefe da exchange como o responsável por um “esquema ponzi”.

O processo decorre do perfil de Zhao, publicado em 23 de junho, na Bloomberg Businessweek, que dizia: “O homem mais rico da criptomoeda pode resistir ao frio?”.

Mas, em Hong Kong, a edição local da parceira Modern Media CL modificou a manchete publicada – segundo o representante de Zhao –, para estimular “ódio e desprezo” pelo bilionário cripto mais rico do mundo: “O esquema Ponzi de Zhao Changpeng”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Zhao exigiu uma retratação, pediu a remoção da edição das bancas e entrou com uma ordem de restrição para impedir que os réus divulgassem ainda mais a capa.

Ele também apresentou uma “moção de descoberta” (que exige a entrega de um determinado material ou informação) contra a Bloomberg L.P. e a Bloomberg Inc. no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, por “alegações difamatórias” no perfil publicado.

No texto, Zhao discordou da maneira como a Binance foi retratada no artigo, acusando o texto de ser “superficial” por trazer uma citação anônima de um trader que chamou a Binance de “cassino enorme de shitcoin”. Essas declarações “foram obviamente projetadas para enganar os leitores a fazê-los acreditarem” que Zhao está infringindo a lei, afirmam os advogados da empresa na ação.

Continua depois da publicidade

Outros casos

Essa não é a primeira vez que Zhao processa uma empresa de mídia para proteger a imagem da Binance. Em 2020, a exchange processou a Forbes por alegações difamatórias, mas desistiu da ação no ano passado. Mais tarde, fez um investimento estratégico na empresa, vinculado a um acordo SPAC que acabou fracassando.

Zhao também processou a empresa de capital de risco Sequoia por difamação em 2019.

Os documentos judiciais dos EUA ressaltam o quanto a Binance se dedica para proteger a imagem da empresa perante o público. Eles relatam um vai-e-vem entre as equipes jurídicas que resultou na Modern Media apagando a manchete polêmica e tirando a revista física de circulação no início deste mês.

No entanto, “vários sites online” ainda permaneciam vendendo a edição impressa, afirma o documento, levando Zhao a ir ao tribunal.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil