CEO da Amazon Brasil revela dois dos maiores erros da empresa e elogia Fred Trajano: “extraordinário”

"Falha e inovação são irmãs gêmeas", diz o executivo, citando o CEO da empresa  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das filosofias da Amazon no mundo inteiro é assumir que falha e inovação são irmãs gêmeas. O conceito foi criado pelo fundador da empresa, Jeff Bezos, há muitos anos – e relembrado pelo CEO da unidade brasileira, Alex Szapiro, em evento realizado na última quinta-feira (20) pelo lançamento do livro A Nova Geração de CEOs.

“Se tem uma coisa que a gente sabe bem é falhar”, disse um divertido Szapiro no palco, ao lado dos organizadores do livro, Pierre Moreau, Jair Ribeiro, Giuliana Napolitano e Celso Loducca. Mas dois dos maiores erros cometidos pela empresa, segundo ele, possibilitaram o desenvolvimento de alguns dos produtos mais inovadores que lançou.

Fire Phone

Um desses grandes erros é recente: o smartphone Fire Phone, anunciado em junho de 2014, foi um grande fracasso. Prometendo navegação 3D inovadora através do uso de 4 câmeras, o lançamento fez barulho, mas as vendas duraram apenas um ano, descontinuadas em agosto de 2015.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Não deu certo mesmo, o prejuízo foi de mais de US$ 130 milhões”, disse Szapiro. Mas os ganhos posteriores são imensuráveis: de acordo com ele, toda a tecnologia de voz da Alexa e do Echo utiliza o conhecimento adquirido justamente para a fabricação do smartphone.  Essas duas tecnologias vêm crescendo consideravelmente e se tornando grandes apostas da Amazon: na mesma quinta-feira, a empresa lançou mais de 10 novidades nessa frente de inteligência doméstica, incluindo um micro-ondas inteligente baseado no sistema da assistente pessoal.  

Leilão e concorrência

O outro grande erro destacado pelo executivo foi uma tentativa, em 1997, de literalmente “copiar” o eBay em uma plataforma de leilão online. Não durou muito. “Aquela falha gerou a criação do conceito de marketplace”, narra.

Imitar a concorrência, aliás, é considerado um grande erro pela companhia como um todo. Questionado sobre a Amazon Brasil e a referência do Magazine Luiza, case nacional, Szapiro sorri: ele considera a empresa totalmente bem-sucedida no quesito inovação dentro do varejo e se derrete em elogios a Frederico Trajano, atual CEO da brasileira. O filho da fundadora do Magalu, Luiza Helena Trajano, é considerado o principal responsável pelo movimento que tornou a varejista o maior sucesso da bolsa brasileira nos últimos 2 anos.

Continua depois da publicidade

“O Fred é uma das pessoas mais extraordinárias que eu conheço no sentido de olhar o varejo e a inovação”, diz o executivo, mas reitera que o respeito não se traduz necessariamente em medo da competição. “A gente olha muito pouco para o concorrente, porque quando você olha para o concorrente, quer fazer igual e acaba esquecendo de olhar para o cliente”, justifica.

Ambos os executivos têm suas histórias contadas no livro apresentado durante o evento. Também participam Ana Thereza Borsari, da Peugeot; Andre Dorf, da CPFL, Carlos Jereissati Filho, da rede Iguatemi; Eduardo Fischer, da MRV; Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR; Marcio Santoro, copresidente da Agência África; Paula Bellizia, da Microsoft Brasil; Paulo Kakinoff, da Gol; Paulo Veras, fundador do 99; e Rodrigo Galindo, da Kroton. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney