CBDC dos EUA preservaria o status do dólar como moeda de reserva mundial, diz Bank of America

As CBDCs são uma evolução inevitável do dinheiro eletrônico de hoje, disseram os analistas do banco

CoinDesk

Publicidade

Uma moeda digital do banco central dos Estados Unidos (CBDC, na sigla em inglês) seria diferente do dinheiro digital atualmente disponível para o público, disse o Bank of America em um relatório divulgado nesta segunda-feira (24).

O motivo, segundo a instituição, é que a CBDC seria de responsabilidade do Federal Reserve (Fed), o banco central do país, e não teria risco de crédito ou liquidez, diferente do que aconteceria se fosse administrada por um banco comercial.

Preservar o status do dólar como moeda de reserva mundial, melhorar os pagamentos internacionais e aumentar a inclusão financeira são vistos como benefícios de uma moeda digital dos EUA, escreveram analistas liderados por Alkesh Shah na nota. O Fed publicou na semana passada outro documento sobre os benefícios e os riscos de uma CBDC do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os riscos potenciais – que podem ser diminuídos pelas escolhas do formato da CBDC – incluem “mudar a estrutura de mercado do setor financeiro alterando os depósitos, aumentando o risco de liquidez do sistema financeiro se os depósitos em bancos comerciais forem convertidos para uma CBDC e diminuindo a eficácia da implementação da política monetária”, segundo o relatório.

O Bank of America disse que as principais considerações antes de emitir uma CBDC são a necessidade de proteção de privacidade, intermediação, transferência e verificação de identidade.

É provável que as stablecoins passem a ser ainda mais utilizadas na ausência de CBDCs, observou o banco, acrescentando que as duas maiores em valor de mercado, a Tether (USDT) e a USD Coin ( USDC), tinham um valor de mercado combinado de cerca de US$ 121 bilhões em 21 de janeiro. O uso delas como meio de pagamento está aumentando – principalmente para remessas transfronteiriças – por ser mais rápido e barato quando comparado à utilização de moedas fiduciárias, disse a nota.

Continua depois da publicidade

Em um relatório publicado no início deste mês, o Bank of America contestou a afirmação do Banco da Inglaterra de que uma CBDC do Reino Unido atuaria apenas como uma forma de dinheiro digital. A instituição disse que os consumidores provavelmente substituirão as contas correntes pelas CBDCs como meio para guardarem a maior parte de seus fundos.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receba a Newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil