Goleada

Carteira da Rico bate o Ibovespa com alta de 8% e inclui Gerdau para agosto

Portfolio dos analistas Thiago Salomão e Matheus Soares já atingiu mais de 20% de rentabilidade no acumulado de 2019

Investidor ganha com operações na Bolsa (Shutterstock)
Investidor ganha com operações na Bolsa (Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A carteira recomendada Rico Premium, da Rico Investimentos, bateu o Ibovespa com uma rentabilidade de 8% em julho contra 0,84%, uma diferença de mais de 7 pontos percentuais, do principal índice da B3. 

Com o bom resultado do mês passado, o portfolio soma ganhos de 20% no acumulado do ano, superando os 15% do Ibovespa. Desde a criação da carteira em janeiro de 2016, a rentabilidade supera o benchmark em 58,91 pontos percentuais – sendo 190,4% da carteira Rico ante 131,5% do Ibovespa.

A carteira da Rico era formada pelas seguintes ações em julho:

EmpresaTickerParticipação
IguatemiIGTA311%
Magazine LuizaMGLU311,7%
CVC CVCB37,3%
IRBIRBR310,9%
ValeVALE310,5%
RumoRAIL310,7%
AzulAZUL49,6%
B3B3SA39,7%
SabespSBSP310,4%
BanrisulBRSR67,9%

Aprenda a investir na bolsa

Para agosto, foram mantidas todas as empresas que estavam no portfolio em julho e acrescentado o papel de Gerdau (GGBR4), que depois da queda recente, voltou a operar com múltiplos interessantes, segundo os analistas responsáveis pela carteira, Thiago Salomão e Matheus Soares. 

Gerdau ainda conta com uma forte geração de caixa e projetos tecnológicos que embutem um potencial interessante para longo prazo.

Foram reduzidos os pesos de B3 (B3SA3), Azul (AZUL4), IRB (IRBR3) e Banrisul (BRSR6). Já os pesos de CVC (CVCB3) e Iguatemi (IGTA3) foram aumentados. 

A agência de turismo CVC, mesmo com muitas aquisições, segue com um perfil equilibrado de financiamento da sua operação, com 1,5 vez no indicador endividamento líquido dividido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês).

Já Magazine Luiza (MGLU3), mesmo com a forte valorização recente, segue com boas perspectivas de crescimento devido ao avanço do e-commerce. 

 Vale (VALE3) estaria descontada em relação a seus pares internacionais (principalmente Rio Tinto e BHP Billiton). A empresa começa a se recuperar dos efeitos nefastos da tragédia na barragem de Brumadinho (MG) no início do ano. 

PUBLICIDADE

A B3, nossa Bolsa de Valores, é beneficiada pelas perspectivas favoráveis para a economia brasileira com a aprovação de reformas estruturais como a da Previdência. Há expectativa de que, melhorado o balanço de riscos no ambiente macro, mais empresas busquem se capitalizar por meio de aberturas de capital (IPO, na sigla em inglês). 

O banco Banrisul, por sua vez, normalizou a qualidade de seus ativos, na visão de Salomão e Soares, possuindo espaço para expandir a carteira de crédito e aproveitar as oportunidades de fidelização de clientes.

A companhia aérea Azul, que já sobe 46% este ano, ganha impulso da melhora nas perspectivas de aumento na renda das famílias, bem como da saída da Avianca do mercado. 

Quer investir nas melhores ações da Bolsa? Abra uma conta na Rico Investimentos.

No setor de saneamento, a Sabesp (SBSP3) atraiu a atenção dos investidores depois do secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que pretende capitalizar ou mesmo privatizar a companhia. 

Queridinho em seu segmento, o IRB Brasil tem tudo para vencer sendo líder nove de 11 linhas de resseguros, além de deter participação seis vezes superior ao segundo colocado. É uma clara empresa de qualidade, que protege a carteira, de acordo com os analistas da Rico. 

Em logística, Rumo (RAIL3) ganha com a retomada da economia e com a queda nas taxas de juros, que permitem boa geração de caixa e redução no endividamento. 

Administradora de shopping centers, Iguatemi deve sofrer menos com descontos para lojistas e ganhar com crescimento percentual no aluguel. As taxas de ocupação maiores, continuidade na queda da Selic, recuperação gradual da economia e, portanto, do consumo e da busca dos lojistas por espaços nos shoppings também fazem sua parte. 

PUBLICIDADE

Para agosto, a carteira Rico Premium ficou assim: 

Empresa TickerParticipação
IguatemiIGTA312,3%
Magazine LuizaMGLU311,3%
CVCCVCB310,4%
IRBIRBR39,7%
ValeVALE39,4%
RumoRAIL39,4%
AzulAZUL48,8%
B3B3SA38,6%
SabespSBSP38,1%
BanrisulBRSR66%
GerdauGGBR46%